Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5056
Título: Uma revisão abrangente das tendências de pesquisa global sobre produção de biohidrogênio em bioreatores: Um campo em desenvolvimento
Autor(es): Martins, Wladilson Alves
Palavras-chave: Biohidrogênio
Bioreator
Produção
Bibliometria avançada
Data do documento: 6-Jul-2023
Citação: MARTINS, W. A. (2023)
Resumo: A produção de biohidrogênio a partir de fontes renováveis é um campo de pesquisa em expansão que oferece uma alternativa de energia limpa. O uso de biorreatores para produzir biohidrogênio a partir de substratos orgânicos apresenta promissoras possibilidades para atender à crescente demanda global por energia sustentável, sendo que a seleção de micro- organismos, condições de cultivo e o design do biorreator desempenham papéis cruciais na produção eficiente. Além disso, o uso de resíduos agrícolas e industriais como matérias-primas pode ajudar a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Essas condições controladas proporcionadas pelos biorreatores garantem uma produção consistente e escalável, resultando em um aumento significativo nos investimentos em tecnologias de biorreatores. A utilização de análise bibliométrica, combinada com visualizações utilizando o VOSviewer ou o CiteSpace, permite explorar padrões de pesquisa e tendências no campo da produção de biohidrogênio em biorreatores. O estudo identificou um crescimento significativo nas publicações nessa área, com a China inicialmente sendo o país mais produtivo, mas a Índia acompanhando ao longo do tempo. A análise do índice H e de citações revelou a dominação da China em ambas as métricas, enquanto a Índia e a Coreia do Sul também fizeram contribuições significativas. Agências de financiamento na China e no Brasil foram importantes contribuintes, e revistas específicas como "International Journal of Hydrogen Energy," "Bioresource Technology," e "Renewable Energy" desempenharam um papel crucial na publicação de estudos relevantes. Análises de coautoria e cocitação identificaram pesquisadores-chave e suas colaborações, destacando a importância de certas áreas de pesquisa. Além disso, a análise de palavras-chave revelou um foco na fermentação escura e indicou direções emergentes de pesquisa, como "Enterobacter aerogenes" e "biomassa lignocelulósica". Essas descobertas abrangem tendências globais na geração de biohidrogênio em biorreatores, enfatizando o aumento nos estudos, com a China liderando em publicações e citações, proporcionando insights valiosos para futuros avanços na produção de biohidrogênio e na transição para fontes de energia mais limpas.
Descrição: MARTINS, Wladilson Alves. Uma revisão abrangente das tendências de pesquisa global sobre produção de biohidrogênio em bioreatores: Um campo em desenvolvimento. 2023.73f. Monografia - Curso de Engenharia de Energias, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5056
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WLADILSON ALVES MARTINS.pdf2023_mono_wmartins.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.