Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5057
Título: Utilização da astronomia como base da construção do ensino- aprendizado em sala de aula
Autor(es): Moura, Alexsandra Alves
Palavras-chave: Ensino de Astronomia
UNILAB
Acarape/CE
Data do documento: 30-Nov-2023
Citação: MOURA, A. A. (2023)
Resumo: A Astronomia é a Ciência mais antiga de todas, uma área interdisciplinar que engloba diversas áreas do conhecimento fornecendo uma abordagem integrada para compreender os fenômenos celestes. Ela permite a combinação de diferentes campos de estudo, sendo a Física umas das principais disciplinas envolvidas despertando fascínio e um estado de admiração nos estudantes, podendo assim ser utilizada como fonte de motivação para despertar o interesse deles pela Física e outras áreas. Nesse sentido este trabalho foi desenvolvido tendo como objetivo verificar a importância da Astronomia no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos ministrados na EEMTI Maria do Carmo Bezerra, localizada em Acarape, interior do Estado do Ceará. Diferentes abordagens dos conteúdos propostos foram adotadas, tais como oficinas que proporcionam diversão enquanto promovem uma educação diversificada e dinâmica, e a utilização de simuladores para estimular a curiosidade e imaginação dos alunos. Todas as etapas foram desenvolvidas conforme as habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando as aprendizagens essenciais que os alunos deveriam ter sobre as temáticas que envolvem a astronomia. Um dos resultados mais notáveis obtidos por meio desse trabalho foi capacitar os alunos a desenvolver uma compreensão abrangente acerca do funcionamento do Universo, fazendo-os entender as temáticas astronômicas através de dados e conceitos científicos, os “tirando da zona de leigos” e lhes dando conhecimento para debater sobre alguns assuntos astronômicos, além disso, propiciar o desenvolvimento dos mesmos na disciplina de Física o que se mostrou bastante proveitoso tendo em vista os resultados colhidos. Além disso, foi evidenciado que a inclusão da Astronomia como parte do currículo é altamente benéfica e tem um impacto significativo no desempenho dos estudantes, pois essa disciplina se apresenta como uma valiosa ferramenta capaz de aprimorar as abordagens de ensino-aprendizagem utilizadas na escola conforme relato da professora de Física. Concluiu-se que a Astronomia cumpriu o seu papel de articuladora no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos. Dessa forma, ao adotar uma abordagem metodológica inovadora, que combina o entretenimento com o processo de aprendizagem, através de aulas que valorizem um aprendizado significativo, encorajando os alunos a compartilhar seus conhecimentos prévios e, em conjunto com novas ideias, construir sua própria trajetória de aprendizagem, permitindo-lhes assumir o papel principal nesse processo. Portanto, é de extrema importância a atuação de professores qualificados neste campo do conhecimento para que possam fazer uso dos conteúdos de Astronomia de maneira proveitosa e eficiente contribuindo para uma aprendizagem significativa de seus estudantes.
Descrição: MOURA, Alexsandra Alves. Utilização da astronomia como base da construção do ensino- aprendizado em sala de aula. 2023. 76f. Monografia - Curso de Física, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5057
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXSANDRA ALVES MOURA.pdf2023_mono_amoura.pdf9,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.