Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5064
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Isabella Wanderley | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-25T13:23:29Z | - |
dc.date.available | 2024-07-25T13:23:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, I. W. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5064 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Isabella Wanderley. A contribuição da literatura infantil afro-brasileira na promoção de uma educação antirracista. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Infantil enquanto primeira etapa da Educação Básica pode contribuir para a formação da identidade da criança, tendo em vista que é nesse espaço que a criança começa a lidar com a diversidade, a se reconhecer pertencente a um determinado grupo, e onde os livros de literatura infantil afro-brasileira presentes no espaço escolar atuam como fonte de representação étnica, cultural e identitária. Diante disso, esse trabalho tem o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil afro-brasileira na promoção de uma educação antirracista, através da perspectiva de duas profissionais da Educação Infantil de uma escola em Santo Amaro (Bahia). A partir desse objetivo surgiu a necessidade de entender como o trabalho dessa literatura influencia positivamente no processo da promoção de uma educação antirracista e consequentemente na construção e valorização da identidade da criança. São discutidos aspectos como: o compromisso da Educação Infantil na construção de uma educação antirracista e a importância da literatura infantil afro-brasileira para uma educação antirracista. A metodologia utilizada está pautada em uma abordagem de pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, e a técnica escolhida para a coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, onde foram entrevistadas duas profissionais da Educação Infantil. Os resultados apontam aspectos positivos no uso da literatura infantil afro-brasileira, embora ainda existam dificuldades na construção e promoção de uma educação antirracista. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Discriminação na educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Literatura afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | A contribuição da literatura infantil afro-brasileira na promoção de uma educação antirracista | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_arti_isabellaoliveira.pdf | 2023_arti_isabellaoliveira.pdf | 309,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.