Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5077
Título: A etnofísica no cultivo de arroz com o arado pelos balantas na Guiné-Bissau e proposições metodológicas para o ensino de física
Autor(es): Silva, Mulba Joãozinho da
Palavras-chave: Cultivo de Arroz
Etnofísica
Ensino de Física
Guiné-Bissau
Data do documento: 7-Dez-2023
Citação: SILVA, M. J. (2023)
Resumo: A prática da lavoura de arroz é uma atividade feita pelo homem há muitos séculos e desempenhou um papel significativo no desenvolvimento de muitas civilizações ao redor do mundo. A prática de lavoura pelos Balantas de Kintoé da seção de Encheia da Guiné-Bissau, é de forma manual, que exige força e certas habilidades. Este trabalho tem como objetivo principal, relacionar os saberes da Física com os saberes culturais presente na lavoura do arroz, pelos Balantas, utilizando arado como ferramenta. Assim, engrandecendo a arte cultural dos agricultores, muita das vezes, sem oportunidade de estudar, em que uma das principais meio de geração de economia é a lavoura. A ideia de trabalhar com esta temática partiu-se da experiência vivenciada pelo autor na prática da lavoura de arroz com o arado. Para atingir esse objetivo, se utilizou a metodologia de pesquisa qualitativa, permitindo uma análise de situação-problema, baseado na pesquisa bibliográfica e nos conhecimentos culturais que o autor possui sobre o tema. Foi trabalhado as seguintes grandezas da Física, força, torque, peso, massa, momento da inércia, tensão, etc. Os principais resultados obtidos, mostram que é possível utilizar o conhecimento empírico-tradicional dos agricultores de arroz utilizando o arado sobre a Física, levando em conta os estudos etnofísicos. Adicionalmente, também é possível relacionar esses saberes com as aplicações em aulas de Física no ensino secundário.
Descrição: SILVA, Mulba Joãozinho da. A etnofísica no cultivo de arroz com o arado pelos balantas na Guiné-Bissau e proposições metodológicas para o ensino de física. 2023. 67f. Monografia - Curso de Física, Instituto De Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5077
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MULBA JOÃOZINHO DA SILVA.pdf2023_mono_msilva.pdf8,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.