Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5079
Título: | "Entre o real e o ideal: uma análise contrastiva entre o material didático e as necessidades dos estudantes no ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau". |
Autor(es): | Cá, Imelson Ntchala |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa Material didático Português guineense |
Data do documento: | 27-Jul-2017 |
Citação: | CÁ, I. N. (2017) |
Resumo: | Considerando o contexto de multilinguismo observado na Guiné-Bissau, o fato de a língua portuguesa nem sempre se constituir em língua materna dos falantes guineenses e, ainda, a pouca oferta de material didático de ensino de português contextualizado a realidade local, objetivamos, neste trabalho, investigar o perfil linguístico de estudantes guineenses e as características do material empregado para ensino de língua portuguesa em Guiné-Bissau, com o intuito de estabelecer um comparativo entre as necessidades dos aprendentes e o que é ofertado pelo material para aprendizado de português. Como subsídio teórico, para discussão dos conceitos de língua materna (ou primeira língua), de segunda língua, de língua adicional e de língua estrangeira, consideramos, dentre outros, Almeida Filho (2005), Spinassé (2006) e Carvalho (2011) e, para discussão a respeito do ensino de língua portuguesa, consideramos, dentre outros, Mendes (2011), Alves (2012), Sellan (2012) e Schoffen (2012). Para responder às questões de pesquisa e alcançar os objetivos, foi adotado, como procedimento metodológico, a pesquisa analítico-interpretativa e, quanto ao tipo, exploratória. O corpus empregado na investigação é constituído de questionário aplicado a 50 estudantes guineenses do ensino superior da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira e também de material didático de língua portuguesa empregado nas séries iniciais em Guiné-Bissau. Os resultados apontam diferentes fatores causadores das dificuldades de aprendizagem, como inadequação do material, idade de aquisição da língua portuguesa, procedimentos de ensino e influência das línguas locais. |
Descrição: | CÁ, Imelson Ntchala. "Entre o real e o ideal: uma análise contrastiva entre o material didático e as necessidades dos estudantes no ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau". 2017. 64f. Monografia - Curso de Letras Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literatura, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2017. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5079 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IMELSON NTCHALA CA.pdf | 2017_mono_icá.pdf | 984,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.