Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/508
Título: Programa de acolhimento e integração de estudantes estrangeiros (PAIE) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)
Autor(es): Nosoline, Isabel Mário
Palavras-chave: Educação
Estudantes estrangeiros – África
Redenção - CE
Data do documento: 2016
Citação: NOSOLINE, I. M. (2016)
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado – “Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab)” – teve como objetivo principal analisar o acolhimento dos estudantes estrangeiros que chegam à UNILAB, beneficiários do Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE). O estudo busca analisar a viabilidade de acolhimento dos estudantes na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), para isso faz-se necessário pesquisar sobre o assunto, trazendo um amplo estudo bibliográfico, entrevistas com os alunos e demais pessoas envolvidas no Programa de Acolhimento e Integração de Estrangeiros (PAIE). O PAIE tem como objetivo acompanhar e orientar o estudante estrangeiro na sua chegada à UNILAB, inserção e regularização na vida acadêmica, visando contribuir para a integração dos estudantes no novo contexto em que se inserem. No total foram realizadas 23 entrevistas. Desse total, 10 (dez) são tutorandos (entradas 2014.3 e 2015.1), 05 (cinco) tutores, e 07 servidores lotados na PROPAE (COSBEM e COEST), 01 PROINST, Comissão Coordenadora do PAIE. A pesquisa teve a duração de 12 meses. As principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes recém-chegados à UNILAB são de adaptar-se ao clima, às novas situações da cidade, moradia, distância da família; lidar com discriminação em virtude de sua origem étnica; entender os costumes e hábitos locais e alimentares; adequar-se às metodologias de ensino e avaliação; encontrar atividades de lazer; estabelecer novas amizades; dificuldades financeiras e emocionais e lidar com a situação de violência psicológica. A atuação dos tutores do PAIE auxilia os estudantes estrangeiros acompanhando-os, orientando-os e apoiando-os durante a inserção e regulamentação na vida acadêmica. Já no seminário de ambientação (SAMBA) os recém-chegados são acolhidos e informados sobre as ações e serviços promovidos pela UNILAB. Da mesma forma, o programa saúde do Viajante e as triagens epidemiológica ajudam e orientam os estudantes em relação aos cuidados com a saúde, e através da parceria com o Hospital São José são oferecidas e/ou feitas avaliações médicas especializadas e realizações de exames dos estudantes. Conclui-se, a partir do estudo, que o PAIE, através das atividades realizadas assim que os estudantes ingressam na Unilab, facilita a integração e o convívio entre estudantes de várias nacionalidades, possibilitando assim o conhecimento da realidade do novo ambiente social em que estes estudantes se inserem.
Descrição: NOSOLINA, Isabel Mário. Programa de Acolhimento e Integração de Estudantes Estrangeiros (PAIE) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). 2016. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/508
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Isabel Mario Nosoline.pdf1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.