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dc.contributor.authorVicente, Aracely Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-07-25T18:42:14Z-
dc.date.available2024-07-25T18:42:14Z-
dc.date.issued2022-07-28-
dc.identifier.citationVICENTE, A. A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5082-
dc.descriptionVICENTE, Aracely Albuquerque. Educação decolonial: a construção de um espetáculo de dança como ferramenta pedagógica no combate ao racismo. 2022. 32f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco de pesquisa o espetáculo do Grupo de Dança “Grandeza” do Sobrado da Abolição, com ênfase as meninas dançarinas negras que participam desse grupo. Sendo assim, esta investigação tem como propósito analisar o espetáculo do Grupo de Dança “Grandeza” do Sobrado da Abolição como ferramenta pedagógica do combate ao racismo na cidade de Pacatuba, sendo assim, a proposta é descrever as ações de educação artísticos-sócio-educativas no Sobrado da Abolição. Para isso, elegemos o método qualitativo com o percurso exploratória-descritivo a partir da experiência dos relatos e das revisões bibliográficas e de análise documental. Nesse sentido, também destaca-se que esta pesquisa será realizada a partir de uma abordagem decolonial, assim configurando-se como ferramenta crítica, a qual possibilita introduzir novas narrativas e vozes dos sujeitos subalternizados, a fim de valorizar as suas manifestações e saberes enquanto produto de suas experiências corpóreas. A hipótese é a de que o espetáculo do Grupo de Dança “Grandeza” contribui de maneira significava na mudança da forma como o corpo das meninas negras é compreendido na sociedade de Pacatuba, consequentemente, no alevancamento da autoestima das crianças/adolescentes negros(as) que participam desse evento.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectPobrezapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleEducação decolonial: a construção de um espetáculo de dança como ferramenta pedagógica no combate ao racismopt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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