Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5094
Título: Manifestação das identidades culturais da etnia Mandjaco de Pecixe no ritual de katchit
Autor(es): Mendes, Julmira
Palavras-chave: Kachit
Madjacos de Pecixe
Identidades culturais
Guiné-Bissau
Data do documento: 18-Jul-2022
Citação: MENDES, J. (2022)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender as identidades culturais do grupo étnico mandjaco de Pecixe, através do ritual Katchit na contemporaneidade. Os manjacos fazem parte do mosaico étnico da Guiné-Bissau e se encontram no Norte daquele país, região de Cacheu. A composição social da etnia mandjaco apresenta uma variedade visível em subgrupos que constituem o seu todo enquanto etnia. Os mandjacos de Pecixe é um subgrupo específico dessa etnia. A denominação da localidade funciona como adjetivo caracterizador de cada subgrupo. Assim, aqueles de Pecixe diferenciam-se daqueles de Caio e estes também diferenciam-se daqueles de Tam, Canhobe, Bugudjan, Djeta, Calequis, Pandim, Pelundo, Thulam, Basserar e assim por diante. Um dos rituais dos mandjacos de Pecixe é Katchit. Um ritual tradicional cujo início é imemorável naquela sociedade e realiza-se anualmente entre os meses de novembro, dezembro e janeiro para marcar, entre outros, a colheita e abertura de um novo ano agrícola. Para este estudo, adotamos a pesquisa de tipo bibliográfica, tendo como técnicas de coleta de dados, a realização das entrevistas e aplicação de questionários, sem dispensar a revisão da literatura. Os conceitos da cultura, identidade e etnia são os principais aportes teóricos mobilizados para estudar o objeto da pesquisa. O trabalho justifica-se pela necessidade de entendermos como as identidades são veiculadas na manifestação cultural dos mandjacos, especificamente, no ritual de Katchit. Por outro lado, considerando o vazio existente sobre estudos das identidades dos mandjacos de Pecixe e do ritual de Katchit, a contribuição desta pesquisa para o conhecimento e divulgação deste ritual e das identidades que se aglutinam nela torna-se irrefutável no campo acadêmico. Paralelamente a isso, os resultados que se espera dele são enormes, porque além de ajudar na valorização do ritual, permitirá aos sujeitos a ele relacionados partilharem os seus significados, valores e suas identidades. Ao mesmo tempo, ajudará na preservação do significado prático-cultural da existência dos madjacos, porque a cultura é a visão e o mundo dos seus sujeitos.
Descrição: MENDES, Julmira. Manifestação das identidades culturais da etnia Mandjaco de Pecixe no ritual de katchit. 2022. 41f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5094
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JULMIRA MENDES.pdf2022_proj_jmendes.pdf816,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.