Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/510
Título: Políticas públicas e participação social na agenda política
Título(s) alternativo(s): uma análise do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI)
Autor(es): Brito, Jandira Manuela Moreno de
Palavras-chave: Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Brasil) - Avaliação
Trabalho infantil – Brasil
Redenção - CE
Data do documento: 2016
Citação: BRITO, J. M. M. (2016)
Resumo: O trabalho infantil é considerado um problema social enfrentado desde a antiguidade e apesar dos esforços e avanços da sociedade no mundo do trabalho, este é um dilema que ainda faz parte da realidade atual, sobretudo dos países de economia periférica. Esse dilema se configura em fenômeno que atinge principalmente crianças e adolescentes em situações de desigualdades sociais e de extrema pobreza, ocasionando prejuízos no desenvolvimento físico e psicológico destes sujeitos que necessitam de políticas públicas adequadas e eficientes que colaborem na extinção desse dilema social. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar a participação social nas políticas públicas de Assistência Social destinado à erradicação do trabalho infantil, mais especificamente, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), por ser um programa criado a partir de um problema público, que possibilita a participação como forma de prevenir e combater esse dilema. Desta forma, a sociedade civil possui um papel importante na concretização de amenizar esse mal social. Para tanto, esta pesquisa, cuja abordagem é qualitativa, primou por uma revisão bibliográfica, através do método dedutivo interpretacional. Após intensa análise percebeu-se que se faz necessário a compreensão de que a participação social na agenda política permite que diferentes atores sociais influenciam nas tomadas de decisões durante todas as fases que compõem o ciclo de políticas públicas. Entretanto, observou-se nesta pesquisa que, a partir dos anos 90, período em que a mobilização e os movimentos sociais possibilitaram a ampliação de participação, a criação de mecanismos e a elaboração de programas e ações de governo, com o propósito de combater o trabalho infantil, houve uma redução significativa deste problema social. Por fim, percebeu-se que o PETI, juntamente com outras políticas de combate à pobreza, desigualdades sociais e distribuição de renda, foi crucial para uma redução mais expressiva.
Descrição: BRITO, Jandira Manuela Moreno de. Políticas públicas e participação social na agenda política: uma análise do programa de erradicação do trabalho infantil (PETI).. 2016. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/510
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jandira Manuela Moreno de Brito.pdf866,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.