Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5107
Título: A seca de 1932 segundo o jornal O Debate: Política de socorros, trabalho e tensões na perspectiva de seus contemporâneos
Autor(es): Augusto, Aldemir Andersson de Sousa
Palavras-chave: Jornal
Estado
Ceará
Seca
Retirante
Data do documento: 10-Jul-2023
Citação: AUGUSTO, A. A. S. (2023)
Resumo: O presente projeto tem por finalidade analisar como o jornal O Debate noticiou a crise e a condição do Estado do Ceará e sua população durante a seca de 1932. A figura do retirante dependente do socorro do governo e as estratégias de enfrentamento à seca são objetos de interesse da presente discussão. Em conjunto com a bibliografia, através da análise das manchetes e matérias do periódico citado serão discutidas a caracterização dos indivíduos afetados pela seca, dos agentes do Estado e as relações de força e trabalho imposta na política de socorro aos retirantes, o que vai nos permitir compreender melhor a construção da narrativa historiográfica acerca da população flagelada.
Descrição: AUGUSTO, Aldemir Andersson de Sousa. A seca de 1932 segundo o jornal O Debate: Política de socorros, trabalho e tensões na perspectiva de seus contemporâneos. 2023. 21f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5107
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALDEMIR ANDERSSON DE SOUSA AUGUSTO.pdf2023_proj_alaugusto.pdf275,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.