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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5118
Title: | Tradição oral como instrumento de letramento das crianças na Guiné-Bissau |
Authors: | Có, Ivanildo Marcelo Pereira |
Keywords: | Escrita e oralidade Guiné-Bissau - Letramento ideológico Letramento |
Issue Date: | 5-Dec-2023 |
Citation: | CÓ, I. M. P. (2023) |
Abstract: | O presente trabalho, tem como a temática “Tradição oral como instrumento de Letramento das crianças na Guiné-Bissau”. Debatemos a respeito da linguagem escrita e da oralidade e a necessidade do “letramento ideológico” (STREET, 2014), ou seja, um letramento que leva em consideração aspectos como a tradição oral existente na Guiné Bissau. Partiu-se do pressuposto que o letramento vigente no país não leva conta a realidade local e contribui fundamentalmente para desvalorização da cultura guineense. Isto posto, o estudo levanta a seguinte indagação: “O letramento das crianças a partir da tradição oral pode contribuir para valorização da cultura e dos valores da Guiné-Bissau?”. Para resolver esse problema, têm-se como hipóteses: a) letrar com base na tradição oral pode contribuir para que as crianças de diferentes etnias olhem para a diversidade cultural existente no país, como algo potencial e diferente, e não como inferior; b) a introdução da tradição oral de todas as etnias da Guiné Bissau no ensino pode cooperar para eliminar alguns preconceitos linguísticos e valorizar as práticas culturais existentes na sociedade guineense; c) trabalhar o letramento por meio da oralidade em sala de aula pode contribuir muito no resgate dos valores dos nossos ancestrais e no combate ao eurocentrismo. Para ver se essas hipóteses se confirmaram ou não, a pesquisa teve como objetivo geral: Analisar como o letramento das crianças a partir da tradição oral pode contribuir para valorizar a cultura e valores da Guiné-Bissau. Como objetivos específicos: a) descrever o letramento dentro do contexto da formação dos guineenses; b) definir o letramento numa visão africana; c) Explicar a importância do letramento por meio da tradição oral para o desenvolvimento e a socialização das/dos estudantes numa perspectiva multicultural. A pesquisa foi fundamentada em trabalhos de diversos teóricos dentre os quais: Marcuschi (2021), Brandão (2007), Gnerre (1985), Bâ (1957), Street (2014), Kleiman (2005), Soares (2009), dentre outros. No que tange à metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, os procedimentos de coleta de dados são bibliográficos e questionário aplicados aos doze egressos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) de nacionalidade guineense. O resultado da pesquisa aponta que as práticas de tradição oral serviam e servem para educar de modo informal acerca da cultura, valores e coopera para preservação e reforço da identidade guineense, assim, propõe-se a sua inserção no processo de letramento escolar das crianças pois possibilitará a valorização da cultura e valores endógenos. Posto isto, conclui-se que é imperiosa a introdução da tradição oral no processo de letramento escolar, pois à medida que vai contribuir para que as crianças conhecerem a diversidade cultural da Guiné-Bissau possibilitará a valorização da cultura e valores inerentes ao país. |
Description: | CÓ, Ivanildo Marcelo Pereira. Tradição oral como instrumento de letramento das crianças na Guiné-Bissau. 2023. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5118 |
Appears in Collections: | Monografias - Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa (São Francisco do Conde) |
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