Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5135
Título: Efetividade da capacitação sobre o conhecimento em primeiros socorros para funcionários de centros de educação Infantil
Autor(es): Jorge, Ana Beatriz Portela
Palavras-chave: Capacitação de professores
Educação em Saúde
Enfermagem
Primeiros socorros
Data do documento: 19-Jan-2022
Citação: JORGE, A. B. P. (2022)
Resumo: O crescimento e desenvolvimento da criança é marcado por conhecimento e aperfeiçoamento de habilidades, por descobertas e por curiosidades. No entanto, nesse processo de amadurecimento motor e cognitivo, ela está mais suscetível a ocorrência de acidentes, inclusive em ambiente escolar. Assim, os professores têm a responsabilidade de manter a segurança infantil individual e coletiva, ou então saber reduzir agravos quando estes já ocorreram. O estudo teve o objetivo de avaliar a efetividade da capacitação sobre o conhecimento em primeiros socorros com funcionários de Centros de Educação Infantil do Maciço de Baturité- CE. Trata-se de um estudo quase-experimental do tipo antes e depois com grupo único. A amostra foi composta por 18 funcionários de dois centros de educação infantil do interior do Ceará. A capacitação foi realizada virtualmente, por meio de 07 aulas expositivas e simulações, entre os meses de setembro e dezembro de 2021, sobre: Autossegurança e Introdução em Primeiros Socorros; Quedas; Mordeduras de Animais; Acidente com Perfurocortantes; Envenenamento e Intoxicação; Queimaduras e Choque Elétrico; Engasgo e Sufocamento e Parada Cardiorrespiratória. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de instrumentos de pré e pós-teste, os dados foram tabulados no Excel, e foi realizada análise descritiva, utilizando a frequência relativa e absoluta. Houve aumento significativo de acerto após o treinamento nas questões, exceto na temática de mordeduras de animais. As principais diferenças nos acertos antes e após foram: hemorragia nasal (44,4% para 83,3%) e intoxicação e envenenamento (33,3% para 77,8). A capacitação aumentou o nível de conhecimento dos funcionários sobre atuação em primeiros socorros com crianças em ambientes escolares. Todos os participantes afirmaram ser muito importante a discussão e o aprendizado sobre a temática, e a maioria declarou ser muito provável a participação em outro treinamento afim. Isso reforça a necessidade e a relevância de ensinar ações de primeiros socorros para funcionários, visto que são quem presenciam ou quem chegam primeiro à cena do acidente. O profissional enfermeiro é um agente fundamental na promoção de educações em saúde e de capacitações, aumentando a segurança no ambiente escolar.
Descrição: JORGE, Ana Beatriz Portela. Efetividade da capacitação sobre o conhecimento em primeiros socorros para funcionários de centros de educação Infantil. 2022. 21f. Artigo - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde,Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5135
Aparece nas coleções:Monografia - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA BEATRIZ PORTELA JORGE Artigo.pdf2022_art_anjorge.pdf193,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.