Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5157
Título: O crioulo de Guiné Bissau nos campus da Unilab-Ceará, 2022-2023
Autor(es): Sá, Diana Duarte
Palavras-chave: Unilab
Guiné-Bissau
Estudantes
Crioulo
Data do documento: 6-Dez-2023
Citação: SÁ, D. D. (2023)
Resumo: A língua crioula é constantemente questionada pelos estudantes não guineenses na UNILAB, tornou-se inclusive uma discussão cotidiana entre alunos, acompanhado de muita indagação, incômodos, e até afastamento por parte de alguns alunos/as. O trabalho tem como objetivo analisar a ligação do crioulo de Guiné Bissau com os estudantes não guineenses e guineenses, podendo assim, apresentar os estranhamentos e preconceitos de uns, assim como o vínculo entre língua e identidade para outros. Para desenvolver pesquisa, foi iniciado um levantamento bibliográfico e a revisão dos debates acadêmicos em torno da origem e história da língua crioulo; foram realizadas entrevistas exploratórias, e ainda se prevê uma segunda fase de entrevistas com 4 pessoas de cada nacionalidade que integra a Unilab; e a observação etnográfica intensiva, com uso de caderno de campo para o registro de situações vivenciadas na universidade, e onde a comunidade unilabiana se encontram para socializar. Diante disto, o resultado preliminar das entrevistas exploratórias e das observações etnográficas apontam que existem inquietações dos alunos não guineenses sobre o uso do crioulo, o conflito que estes têm frente a utilização do crioulo, a julgam como uma língua desvantajosa. Por último, entende como essa língua é valorizada pelos estudantes guineenses, tendo em conta o seu passado histórico na luta pela libertação nacional, onde desempenhou funções importantes ajudando na comunicação entre todas as etnias. Por sua vez, depois da independência, sua expansão cresceu muito mais, tornando-se a língua mais falada com 90,4%: como consta nos dados da INEP. Para finalizar este projeto, pretendo trabalhar mais a fundo com estudantes da UNILAB/CEARÁ através das nossas convivências seja acadêmica ou fora dela, podendo assim, trazer esse conflito a fim de dialogá-lo com as revisões bibliográficas.
Descrição: SÁ, Diana Duarte. O crioulo de Guiné Bissau nos campus da Unilab-Ceará, 2022-2023. 2023. 22f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5157
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIANA DUARTE SÁ.pdf2023_proj_dsá.pdf231,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.