Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Manga, Elizabete Essamai | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-30T13:27:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-30T13:27:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-12 | - |
dc.identifier.citation | MANGA, E. E. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5160 | - |
dc.description | MANGA, Elizabete Essamai. O ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau: uma análise dos desafios enfrentados pelos alunos e professores. 2023. 32f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando a Guiné-Bissau como um país constituído por variações culturais e linguísticas provenientes de aproximadamente 20 línguas étnicas (COUTO; EMBALÓ, 2010), e cuja língua oficial é a língua portuguesa, este projeto surge com a seguinte inquietação: por que as aulas de língua portuguesa, atualmente, não contribuem para a fluência do idioma oficial entre os guineenses? Partindo disso, o objetivo deste projeto é analisar os desafios enfrentados pelos alunos e professores do ensino primário da 1a e 2a classe da Escola de Verificação Ambiental na tabanca de Elia, em Cacheu (secção de Suzana), no processo de aprendizagem de língua portuguesa. Para isso, integraram a discussão teórica deste trabalho, Intumbo (2004), Couto; Embalo (2010), Bachmann (2014), Saldanha (2019). Este projeto partirá de uma pesquisa bibliográfica/ qualitativa, com pesquisa de campo junto aos estudantes da escola a ser investigada. Com esta pesquisa, pretendemos contribuir na discussão sobre a necessidade de pensar numa educação bilíngue e a inclusão da “guineense” falado nacionalmente no sistema educacional, como língua de escolarização. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.subject | Educação Bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Língua Adicional | pt_BR |
dc.title | O ensino de língua portuguesa na Guiné-Bissau: uma análise dos desafios enfrentados pelos alunos e professores | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elizabete Manga - Projeto de Pesquisa (1).pdf | 2023_proj_emanga.pdf | 546,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.