Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5162
Título: A construção do panu marcado pelas mulheres da etnia mandjaku de Caio, Guiné Bissau: usos e significados
Autor(es): Gomes, Ericânia Almeida
Palavras-chave: Mulheres
Cultura
Guiné-Bissau
Data do documento: 21-Nov-2023
Citação: GOMES, E. A. (2023)
Resumo: O presente trabalho pretende estudar a produção de panu marcado dentro da sociedade mandjaku, abordando as atribuições das mulheres em esta importante atividade, suas dimensões artísticas, econômicas, religiosas e culturais. O panu marcado é produzido unicamente por mulheres das tabancas de Caió, Cadjuquite, Pexice, Djeta, Caliquice. Nos atentando a possíveis variações entre estas tabancas, o presente projeto se centraliza na comunidade de Caio, setor conhecido como tchom de mandjaku [terra dos mandjaku], ao qual pertenço, e que, portanto, vai permitir execução da pesquisa. A pesquisa é do cunho qualitativa com análise bibliográfica de artigos, tese, dissertações e TCC produzidos em temáticas próximas a esta pesquisa; também será utilizada a análises de fotografias publicadas nas redes sociais e, por último, entrevistas com mulheres mandjaku de Caió, produtoras do panu marcado.
Descrição: GOMES, Ericânia Almeida. A construção do panu marcado pelas mulheres da etnia mandjaku de Caio, Guiné Bissau: usos e significados. 2023. 25f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5162
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERICÂNIA ALMEIDA GOMES.pdf2023_proj_egomes.pdf1,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.