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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5189
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pascoa, Lídia Raiely Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T13:47:03Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T13:47:03Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
dc.identifier.citation | PASCOA, L. R. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5189 | - |
dc.description | PASCOA, Lídia R. S. da. Racismo cotidiano no ambiente escolar e o progresso de subjetivação da criança negra. 2023. 40f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na tentativa de compreender as relações entre o racismo, a estruturação institucional escolar, a prática docente e o processo de subjetivação das crianças negras que busco, nesta pesquisa, uma teorização que exponha os efeitos gerados pelo mundo conceitual branco e pelas violências do racismo, através das relações e experiências escolares de crianças negras que deveriam estar experienciado o processo de ensino aprendizagem sem dores e traumas causados pela condição de sua cor e /ou identidade racial. A partir disso, temos como objetivo desta pesquisa evidenciar os efeitos que o racismo cotidiano presente no ambiente escolar é capaz de desenvolver na subjetividade da criança negra de acordo com as características do processo de subjetivação humana. Para alcançar nossos objetivos, pretendemos, para a elaboração desta pesquisa, articular o exercício do estágio de regência, durante a graduação no curso de Pedagogia, com uma prática científica que permita o acompanhamento do cotidiano escolar do grupo já delimitado, tanto em ação e prática, quanto na observação e cuidado mais específico às crianças. Consideraremos, ainda, na construção deste processo, os elementos teóricos-metodológicos apontados por KILOMBA (2019). Esperamos, com esse projeto, evidencializar os resultados gerados pela relação de poder que decorre da discriminação racial sofrida por crianças negras, pois o tempo vivido no cotidiano escolar é mediador dos possíveis efeitos assimilados por essas pessoas, já que a frequência desses episódios é naturalizada pelos pares da educação e faz essas crianças se perceberem a partir da ótica racista. Nesse sentido, recorro às referências teóricas que propõem análises sobre a relevância dos rompimentos com o ideal ocidental do fazer docente e que não se perdem das ações humanizantes quando se trata das experiências junto à escolarização das crianças negras. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Racismos cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Subjetivação | pt_BR |
dc.subject | Criança negra | pt_BR |
dc.title | Racismo cotidiano no ambiente escolar e o progresso de subjetivação da criança negra | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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LÍDIA RAIELY SILVA DA PASCOA.pdf | 2023_proj_lpascoa.pdf | 328,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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