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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5189
Título: | Racismo cotidiano no ambiente escolar e o progresso de subjetivação da criança negra |
Autor(es): | Pascoa, Lídia Raiely Silva da |
Palavras-chave: | Racismos cotidiano Escolarização Subjetivação Criança negra |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Citação: | PASCOA, L. R. S. (2023) |
Resumo: | Na tentativa de compreender as relações entre o racismo, a estruturação institucional escolar, a prática docente e o processo de subjetivação das crianças negras que busco, nesta pesquisa, uma teorização que exponha os efeitos gerados pelo mundo conceitual branco e pelas violências do racismo, através das relações e experiências escolares de crianças negras que deveriam estar experienciado o processo de ensino aprendizagem sem dores e traumas causados pela condição de sua cor e /ou identidade racial. A partir disso, temos como objetivo desta pesquisa evidenciar os efeitos que o racismo cotidiano presente no ambiente escolar é capaz de desenvolver na subjetividade da criança negra de acordo com as características do processo de subjetivação humana. Para alcançar nossos objetivos, pretendemos, para a elaboração desta pesquisa, articular o exercício do estágio de regência, durante a graduação no curso de Pedagogia, com uma prática científica que permita o acompanhamento do cotidiano escolar do grupo já delimitado, tanto em ação e prática, quanto na observação e cuidado mais específico às crianças. Consideraremos, ainda, na construção deste processo, os elementos teóricos-metodológicos apontados por KILOMBA (2019). Esperamos, com esse projeto, evidencializar os resultados gerados pela relação de poder que decorre da discriminação racial sofrida por crianças negras, pois o tempo vivido no cotidiano escolar é mediador dos possíveis efeitos assimilados por essas pessoas, já que a frequência desses episódios é naturalizada pelos pares da educação e faz essas crianças se perceberem a partir da ótica racista. Nesse sentido, recorro às referências teóricas que propõem análises sobre a relevância dos rompimentos com o ideal ocidental do fazer docente e que não se perdem das ações humanizantes quando se trata das experiências junto à escolarização das crianças negras. |
Descrição: | PASCOA, Lídia R. S. da. Racismo cotidiano no ambiente escolar e o progresso de subjetivação da criança negra. 2023. 40f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5189 |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
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