Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5189
Título: Racismo cotidiano no ambiente escolar e o progresso de subjetivação da criança negra
Autor(es): Pascoa, Lídia Raiely Silva da
Palavras-chave: Racismos cotidiano
Escolarização
Subjetivação
Criança negra
Data do documento: 13-Dez-2023
Citação: PASCOA, L. R. S. (2023)
Resumo: Na tentativa de compreender as relações entre o racismo, a estruturação institucional escolar, a prática docente e o processo de subjetivação das crianças negras que busco, nesta pesquisa, uma teorização que exponha os efeitos gerados pelo mundo conceitual branco e pelas violências do racismo, através das relações e experiências escolares de crianças negras que deveriam estar experienciado o processo de ensino aprendizagem sem dores e traumas causados pela condição de sua cor e /ou identidade racial. A partir disso, temos como objetivo desta pesquisa evidenciar os efeitos que o racismo cotidiano presente no ambiente escolar é capaz de desenvolver na subjetividade da criança negra de acordo com as características do processo de subjetivação humana. Para alcançar nossos objetivos, pretendemos, para a elaboração desta pesquisa, articular o exercício do estágio de regência, durante a graduação no curso de Pedagogia, com uma prática científica que permita o acompanhamento do cotidiano escolar do grupo já delimitado, tanto em ação e prática, quanto na observação e cuidado mais específico às crianças. Consideraremos, ainda, na construção deste processo, os elementos teóricos-metodológicos apontados por KILOMBA (2019). Esperamos, com esse projeto, evidencializar os resultados gerados pela relação de poder que decorre da discriminação racial sofrida por crianças negras, pois o tempo vivido no cotidiano escolar é mediador dos possíveis efeitos assimilados por essas pessoas, já que a frequência desses episódios é naturalizada pelos pares da educação e faz essas crianças se perceberem a partir da ótica racista. Nesse sentido, recorro às referências teóricas que propõem análises sobre a relevância dos rompimentos com o ideal ocidental do fazer docente e que não se perdem das ações humanizantes quando se trata das experiências junto à escolarização das crianças negras.
Descrição: PASCOA, Lídia R. S. da. Racismo cotidiano no ambiente escolar e o progresso de subjetivação da criança negra. 2023. 40f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5189
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍDIA RAIELY SILVA DA PASCOA.pdf2023_proj_lpascoa.pdf328,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.