Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5197
Título: De colônia a bairro: uma aproximação etnográfica ao estigma do bairro Antônio Justa (Maracanaú - CE)
Autor(es): Maia, Maria Johana da Silva
Palavras-chave: Educação
Estigma
Preconceito
Comunidade
Data do documento: 5-Dez-2023
Citação: MAIA, M. J. S. (2023)
Resumo: O seguinte projeto pretende analisar o processo de estigmatização do Bairro Antônio Justa em Maracanaú-CE. Busca, através de uma pesquisa sobre as percepções dessa marca social de antigos e novos moradores do bairro Antônio Justa, bem como, de seus vizinhos, perceber o processo a partir de moradores quando estavam isolados no Hospital em função da doença. Visando à obtenção dos resultados, a pesquisa utiliza abordagem qualitativa, descrevendo e explicando os dados a serem colhidos através de levantamento com a expectativa de proporcior informações para o contexto acadêmico e profissional de diversas áreas envolvidas com questões sociais. Para fundamentar teoricamente, buscaremos refletir a partir dos escritos de Cunha (2005), Dalmaz e Alexandre Netto (2004), Duarte (2004), Elias e Scotson (2000) e Goffman (1983). Os resultados preliminares alcançados mostram que o estigma é usado como uma forma de controle social.
Descrição: MAIA, Maria Johana da Silva. De colônia a bairro: uma aproximação etnográfica ao estigma do bairro Antônio Justa (Maracanaú - CE). 2023. 40f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5197
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOHANA DA SILVA MAIA.pdf2023_proj_mmaia.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.