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Título: Caravana da alegria: um relato de experiência sobre o resgate do brincar tradicional
Autor(es): Silva, Rodrigo Pessoa da
Palavras-chave: Brincar tradicional
Desenvolvimento
Infância
Contexto social
Direitos
Data do documento: 6-Jul-2023
Citação: SILVA, R. P. (2023)
Resumo: Para além da ludicidade, pensar no brincar tradicional nos remete ao desenvolvimento cognitivo, cultural e social, contribuindo para o fortalecimento dos laços afetivos e o convívio social. Este estudo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a 2ª edição do Projeto Caravana da Alegria da Prefeitura Municipal de Redenção realizada com crianças inscritas no CRAS e CREAS de Redenção-CE. Nele, com base em Fantin (2006), Maluf (2003) e outros, refletimos sobre a importância do resgate das brincadeiras tradicionais infantis como pauta de implementação de políticas públicas no contexto de vulnerabilidade social. Para realização do estudo, foi utilizada uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva do tipo relato de experiência. Os dados coletados e analisados nos permitiram concluir que o resgate das brincadeiras tradicionais influencia diretamente no desenvolvimento infantil, incluindo as dimensões social, cognitiva e afetiva. Constatamos que o Projeto Caravana da Alegria foi uma ação importante, especialmente no que se refere ao estabelecimento e manutenção de laços afetivos no contexto pós-isolamento social.
Descrição: SILVA, Rodrigo Pessoa da. Caravana da alegria: um relato de experiência sobre o resgate do brincar tradicional. 2023. 29f Artigo - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5209
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