Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/521
Título: O programa Bolsa Família como política pública e seu impacto na educação
Título(s) alternativo(s): estudo em um município no interior do Ceará - Brasil
Autor(es): Santos, Raiane Kelly Barroso dos
Palavras-chave: Programa Bolsa Família (Brasil)
Programas de sustentação de renda - Brasil
Políticas públicas
Barreira - CE
Data do documento: 2016
Citação: SANTOS, R. K. B. (2016)
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo central analisar se o Programa Bolsa Família tem influenciado na implementação de políticas públicas de inclusão e permanência dos alunos nas escolas do município de Barreira - Ceará. A pesquisa apresentou como embasamento teórico questões referentes às Políticas Públicas e ao Programa Bolsa Família, tendo como foco a condicionalidade da frequência escolar. O estudo baseou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e os dados analisados foram obtidos com a realização de entrevistas semi-estruturadas com os gestores educacionais do município e com o gestor da ação social. Os resultados mostram que o PBF trouxe benefícios significativos para a educação municipal, com destaque para o elevado índice de frequência escolar. Com relação aos impactos do PBF, observou-se que mesmo havendo impacto positivo do programa na inclusão e permanência do aluno na escola, existe um questionamento quanto o fato do recebimento do benefício está atrelado somente a frequência do aluno, uma vez que esse fator não é o único determinante para o desenvolvimento de uma aprendizagem satisfatória. Conclui-se, a partir do estudo, que o programa se configura como efetivo instrumento de estímulo para a inclusão e permanência de alunos no processo educacional do município.
Descrição: SANTOS, Raiane Kelly Barroso dos. O programa bolsa família como política pública e seu impacto na educação: estudo em um município no interior do Ceará – Brasil.. 2016. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2016
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/521
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Raiane Kelly Barroso dos Santos.pdf846,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.