Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/522
Título: Valores organizacionais e valorização no serviço público de educação em um município cearense-Brasil
Título(s) alternativo(s): análise da percepção de seus agentes
Autor(es): Rosário, Soraya Andrea Figueiredo do
Palavras-chave: Administração pública
Valorização de servidores públicos
Valores organizacionais
Redenção - CE
Data do documento: 2016
Citação: ROSÁRIO, S. A. F. (2016)
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), intitulado –“Valores organizacionais e valorização no serviço público de educação em um município cearense: análise da percepção de seus agentes” -, teve como objetivo geral identificar a percepção dos agentes públicos da educação sobre valores organizacionais difundidos nas práticas de gestão de servidores da secretaria de educação do município estudado. A pesquisa foi realizada na secretaria de educação de um município, onde com mais 13 (treze) municípios compõem a Macrorregião do Maciço de Baturité. O estudo com enfoque na abordagem qualitativa, foi realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com sete agentes públicos. Os dados foram coletados com suporte em roteiro de entrevista, adaptado com base na escala de valores organizacionais- EVO e os dados da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo. Assim, com o objetivo de dar respostas aos objetivos da pesquisa, primeiramente foram apreciados os valores organizacionais, individualmente, seguido da análise das ações de valorização. Por fim, é adicionado um tópico, no qual se encontra uma relação entre valores organizacionais identificados pelos agentes públicos e ações de valorização identificados pela pesquisa. Durante a pesquisa verificou-se que há presença de valores organizacionais pelo relato do cotidiano dos trabalhadores investigados. Assim, estes mesmos refletem no convívio de harmonia e traços do valor conservadorismo que traz uma boa vivência entre os funcionários. Além disso, observou-se que o valor autonomia e igualitarismo estão associados à gestão atual, sendo que esta mesma oportunidade de aproximação com os gestores não era perceptível nas gestões passadas. Notou-se que em relação a valorização dos funcionários, todos dizem serem valorizados, com ações voltadas diretamente para este fim. Entretanto, a partir da análise dos dados coletados, pôde-se perceber que a maioria das ações de valorização se encontram relacionados a formação e cursos de capacitação. Diante disso, considera-se que existe uma relação direta entre os valores organizacionais e as ações de valorização, uma vez que se torna importante que esses dois termos estejam alinhados para que todos dentro da organização estejam satisfeitos e motivados para exercerem o seu trabalho. Conclui-se, a partir do estudo, que no campo público o estudo sobre valores organizacionais, torna-se relevante com o intuito de melhor conhecer a realidade da instituição e fazer com que todos sintam-se valorizados e satisfeitos, com o trabalho realizado, procurando sempre fazer o nivelamento entre os valores da organização com a própria valorização dos servidores públicos.
Descrição: ROSÁRIO, Soraya Andrea Figueiredo do. Valores organizacionais e valorização no serviço público de educação em um município Cearense-Brasil: análise da percepção de seus agentes.. 2016. 60 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/522
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Soraya Andrea Figueiredo do Rosário.pdf763,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.