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dc.contributor.authorSantiago, Elaine Rodrigues Santos-
dc.date.accessioned2024-07-31T20:04:36Z-
dc.date.available2024-07-31T20:04:36Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.citationSANTIAGO, E. R. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5220-
dc.descriptionSANTIAGO, Elaine Rodrigues Santos. Intersecções entre língua inglesa, gênero, sexualidade e corpo na BNCC: escrevivências de uma professora. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa foi desenvolvida dentro da área de estudos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; 2013) e tem, como objetivo geral, refletir em torno de como políticas educacionais influenciam e são influenciadas pelas experiências corporais, de gênero e de sexualidade das pessoas envolvidas no processo educativo, de modo a explorar as tensões, contradições e possibilidades emergentes dessas influências, bem como as formas pelas quais elas afetam a construção de identidades individuais e coletivas no ambiente escolar. Em relação aos procedimentos metodológicos, apresenta-se como uma pesquisa autoetnográfica (Ellis, Adams, Bochner, 2011; Pardo, 2019), e escrevivente (Evaristo, 2020) e, para alcançar o objetivo, adoto uma abordagem metodológica mista, combinando a análise interpretativa da BNCC para identificar nela fundamentos que permitam justificar a inclusão de discussões sobre corpo, gênero e sexualidade em sala de aula, com especial atenção ao âmbito do ensino de língua inglesa, com a análise interpretativa de relatos escreviventes elaborados a partir da minha experiência como docente de língua inglesa em escolas privadas de Salvador. A análise dos relatos baseia-se no conceito de interseccionalidade (Akotirene, 2001; Crenshaw, 1994; Collins, 2000) na interface com os estudos de gênero (Bento, 2010, 2017; Scott 1988, 1995; Buttler, 1990; Saffioti, 2009) e estudos sobre corpo, gênero, sexualidade e educação (Louro, 2020, 2022; Matos, 2021). A partir da reflexão proposta no objetivo geral, a pesquisa explora as tensões, contradições e possibilidades emergentes dessas intersecções, bem como as formas pelas quais elas afetam a construção de identidades individuais e coletivas no ambiente escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectIdentidade de gênero na Educação - Brasilpt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português - Brasilpt_BR
dc.titleIntersecções entre língua inglesa, gênero, sexualidade e corpo na BNCC: escrevivências de uma professorapt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde)

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