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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5220
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Santiago, Elaine Rodrigues Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-31T20:04:36Z | - |
dc.date.available | 2024-07-31T20:04:36Z | - |
dc.date.issued | 2024-05-28 | - |
dc.identifier.citation | SANTIAGO, E. R. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5220 | - |
dc.description | SANTIAGO, Elaine Rodrigues Santos. Intersecções entre língua inglesa, gênero, sexualidade e corpo na BNCC: escrevivências de uma professora. 2024. 143 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa foi desenvolvida dentro da área de estudos da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006; 2013) e tem, como objetivo geral, refletir em torno de como políticas educacionais influenciam e são influenciadas pelas experiências corporais, de gênero e de sexualidade das pessoas envolvidas no processo educativo, de modo a explorar as tensões, contradições e possibilidades emergentes dessas influências, bem como as formas pelas quais elas afetam a construção de identidades individuais e coletivas no ambiente escolar. Em relação aos procedimentos metodológicos, apresenta-se como uma pesquisa autoetnográfica (Ellis, Adams, Bochner, 2011; Pardo, 2019), e escrevivente (Evaristo, 2020) e, para alcançar o objetivo, adoto uma abordagem metodológica mista, combinando a análise interpretativa da BNCC para identificar nela fundamentos que permitam justificar a inclusão de discussões sobre corpo, gênero e sexualidade em sala de aula, com especial atenção ao âmbito do ensino de língua inglesa, com a análise interpretativa de relatos escreviventes elaborados a partir da minha experiência como docente de língua inglesa em escolas privadas de Salvador. A análise dos relatos baseia-se no conceito de interseccionalidade (Akotirene, 2001; Crenshaw, 1994; Collins, 2000) na interface com os estudos de gênero (Bento, 2010, 2017; Scott 1988, 1995; Buttler, 1990; Saffioti, 2009) e estudos sobre corpo, gênero, sexualidade e educação (Louro, 2020, 2022; Matos, 2021). A partir da reflexão proposta no objetivo geral, a pesquisa explora as tensões, contradições e possibilidades emergentes dessas intersecções, bem como as formas pelas quais elas afetam a construção de identidades individuais e coletivas no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero na Educação - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português - Brasil | pt_BR |
dc.title | Intersecções entre língua inglesa, gênero, sexualidade e corpo na BNCC: escrevivências de uma professora | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde) |
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