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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5238
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Irlene Santos de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T13:00:27Z | - |
dc.date.available | 2024-08-02T13:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-19 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, I. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5238 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Irlene Santos de. Educação linguística antirracista: uma discussão sobre políticas linguísticas educacionais. 2024. 72 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem: Contextos Lusófonos Brasil-África) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se situa no âmbito do Programa de Pós-Graduação do curso de Mestrado em Estudos em Linguagens contextos Lusófonos: Brasil-África ofertado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) Campus dos Malês - BA, vinculada à linha de pesquisa “Estudos Linguísticos e suas interfaces”. O trabalho em desenvolvimento objetiva entender como se dá o processo de Educação Linguística Antirracista em respeito às políticas linguísticas educacionais relacionadas à educação étnico-racial. Para tal, a pesquisa tem como campo de estudo duas escolas estaduais de ensino médio localizadas no município de São Francisco do Conde-BA. O trabalho fundamenta-se nos estudos de Gabriel Nascimento (2019), Nilma Lino Gomes (2018), Mauricio de Sousa e Neto (2021), Xoan Lagares (2019), Lélia Gonzalez (2020), dentre outros pesquisadores e pesquisadoras que buscam explicar a relação entre língua e as questões étnico-raciais, o racismo presente na língua portuguesa brasileira e o impacto dessas problemáticas na educação linguística dos cidadãos e cidadãs. A pesquisa tem cunho bibliográfico e exploratório, pois busca entender a educação linguística antirracista e suas possibilidades práticas no ensino de língua portuguesa. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que conta com análises de documentos organizacionais do ensino de língua portuguesa, conversas com docentes e coordenadores e um estudo bibliográfico sobre as questões teóricas pertinentes. A partir do entendimento das práticas pedagógicas e das políticas linguísticas vigentes, percebem-se os caminhos possíveis de uma educação linguística que promovam a construção do antirracismo na sociedade a partir das práticas de linguagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Capes | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Política linguística - São Francisco do Conde (BA) | pt_BR |
dc.title | Educação linguística antirracista: uma discussão sobre políticas linguísticas educacionais | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações - Mestrado em Estudos de Linguagens: Contextos Lusófonos Brasil-África (São Francisco do Conde) |
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