Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5262
Título: Brincadeiras de infância no Quilombo Dom João como ferramentas de incentivo para os docentes da rede pública da Educação Infantil
Autor(es): Santos, Adriene Vanilza Bispo dos
Palavras-chave: Educação infantil - Quilombo Porto Dom João
Jogos educativos
Data do documento: 12-Dez-2023
Citação: SANTOS, A. V. B. (2023)
Resumo: O presente ensaio vai apresentar algumas das brincadeiras presentes no Quilombo Dom João como ferramentas de incentivo para os docentes da rede pública de educação infantil da região. A pesquisa realizada visa contribuir com práticas pedagógicas de professores na educação básica, socializando com costumes e tradições através dessas manifestações corporais e culturais de origem quilombola, indígena e portuguesa. Um dos objetivos é perceber a importância que essas brincadeiras acrescentam na vida adulta dessas crianças, observando também a importância do pertencimento étnico para a formação das mesmas. O mais interessante foi poder apreciar, escrever e desenvolver trabalho com pessoas que ativam o princípio da “memória coletiva”, pensando nas interações feitas mediante ao exercício da pesquisa.
Descrição: SANTOS, Adriene Vanilza Bispo dos. Brincadeiras de infância no Quilombo Dom João como ferramentas de incentivo para os docentes da rede pública da Educação Infantil. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5262
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_adrienesantos.pdf2023_arti_adrienesantos.pdf681,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.