Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/529
Título: O marketing verde dos combustíveis sólidos
Título(s) alternativo(s): estudo de resíduos agrícolas, produção de briquetes e aplicabilidade no Maciço de Baturité-CE
Autor(es): Gadelha, Antonia Mabrysa Torres
Palavras-chave: Resíduos agrícolas
Briquetagem
Maciço de Baturité - CE
Data do documento: 2016
Citação: GADELHA, A. M. T. (2016)
Resumo: Atualmente a temática ambiental vem ganhando destaque entre nações e organizações mundiais, tendo em vista os riscos inerentes ao equilíbrio da vida humana, onde a geração e utilização de energia constituem-se como um dos principais problemas ambientais. Assim, a busca por fontes renováveis tem se expandido, e nesse a biomassa é opção viável, tendo na produção de briquetes de resíduos agrícolas a possibilidade de minimizar impactos ambientais e reduzir custos. Dessa forma esse trabalho teve como objetivo caracterizar amostras de casca da castanha de caju e casca de coco babaçu, além de blends de diferentes proporções dessas matérias-primas e a divulgação dos benefícios trazidos com aplicabilidade da técnica de briquetagem. A caracterização dos resíduos realizou-se por meio das análises de poder calorífico, umidade, densidade e análise imediata que corresponde ao teor de cinzas, teor de materiais voláteis e carbono fixo. As metodologias utilizadas para determinação das analises, seguiram as normas ABNT NBR e ASTM. Realizou-se ainda a produção de briquetes em escala de bancada com molde e um pistão hidráulico para o processo de compactação. No que confere as atividades de extensão, a produção de folders informativos fez-se baseado na definição dos conceitos de sustentabilidade, briquetagem e resíduos sólidos agrícolas, abordando a importância dos mesmos para a região do Maciço de Baturité onde se realizou palestras para divulgar os folders. A maior porcentagem de umidade foi de 11% correspondente a cascas da castanha de caju que obteve ainda o menor valor de poder calorífico de 17,33 MJ.kg-1. No caso da análise imediata a casca de coco babaçu foi destaque com cerca de 82% de teor de voláteis. Os valores encontrados se mostraram parecidos para todas as amostras na totalidade das analises realizadas Conferiu-se assim dados com alto valor energético agregado as biomassas, e a quantificação satisfatória para produção dos briquetes. A maior parte mostrou-se com alto poder de compactação, grande estabilidade e rigidez. De modo geral, tem-se que a atividade de extensão proporcionou conhecimentos em nível de sustentabilidade, além da interação entre sujeitos de diferentes realidades para criação de conhecimento coletivo de acordo com a vivência de cada um.
Descrição: GADELHA, Antonia Mabrysa Torres. O marketing verde dos combustíveis sólidos: estudo de resíduos agrícolas, produção de brinquetes e aplicabilidade no Maciço de Baturité-CE. 2016. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia de Energia, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape-Ceara, 2016.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/529
Aparece nas coleções:Monografia - Engenharia de Energias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Antonia Mabrysa Torres Gadelha.pdf1,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.