Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5307
Título: | Relações étnico-raciais na educação da universidade da integração da Lusofonia Afro-Brasileira-Unilab-CE |
Autor(es): | Silva, Thaynara Martins de Oliveira |
Palavras-chave: | Racismo Educação Unilab |
Data do documento: | 26-Mar-2019 |
Citação: | SILVA, T. M. O. (2019) |
Resumo: | As reflexões tecidas neste trabalho de conclusão de curso visam explanar o racismo e relações ético-raciais na educação da Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB-CE enquanto manifestação da questão social. O Racismo foi posto no mundo como uma ideologia colonial que deu suporte a algumas das maiores atrocidades cometidas pela humanidade. Ele foi colocado nas mais variadas paragens, reagindo de diferentes formas às condições de cada lugar, tudo isso, faz surgir diversos sistemas racistas, cada um com suas especificidades. O presente trabalho tentará entender sobre as características do racismo na educação especialmente na UNILAB-CE. O presente estudo tem como objetivo geral compreender como o racismo pode interferir nas relações sociais na Unilab. Para tanto, o trabalho busca analisar como os professores debatem em sala de aula as questões das relações étnico-raciais com seus estudantes, e entender as características ou especificidades do racismo na Unilab-ce. Desse modo, ao refletir tais processos, construí a fundamentação teórica, diante das ideias de alguns autores, como: Appiah (1997), Munanga (2009), Fernandes (2008), entre outros, para dialogarmos alguns pontos como: o que é a raça e racismo, ações afirmativas como modo de incluir as minorias e ter uma sociedade justa, em que medida se perpassa ou manifesta o racismo na educação, e como o problema do racismo é debatido pelos intelectuais nas escolas e quais medidas podem ser tomadas para atenuar este fenômeno. Para a elaboração da pesquisa será utilizada a técnica da pesquisa bibliográfica e aplicação de um questionário simples com perguntas abertas. |
Descrição: | SILVA, Thaynara Martins de Oliveira. Relações étnico-raciais na educação da universidade da integração da Lusofonia Afro-Brasileira-Unilab-CE. 2019. 20f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5307 |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
THAYNARA MARTINS DE OLIVEIRA SILVA_TCC.pdf | 2019_proj_tsilva.pdf | 581,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.