Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5310
Título: A redenção do preconceito: sobre as permanências da discriminação numa cidade Cearense
Autor(es): Marcolino, José Luciano da Silva
Palavras-chave: Preconceito
Racismo
Passado escravista
População negra
Redenção - CE
Data do documento: 29-Mar-2019
Citação: MARCOLINO, J. L. S. (2019)
Resumo: O presente projeto tem viés de discutir a questão do preconceito racial contra a pessoa negra, tendo em vista não ainda apenas a existente prática desse tipo de dispositivo, mas também sua legitimação por parte expressiva da sociedade. Tal problemática é aqui considerada enquanto expressão da perspectiva homogeneizante e estereotipada da sociedade, em que a pessoa negra necessariamente está associada ao passado escravista do Brasil, mobilizando-se a partir disso, preconceitos e discriminação contra esse segmento social. Diante disso, questionamos, entre outros aspectos, por que esse tipo de preconceito ainda persiste? O que o legitima? De que maneiras esse dispositivo social se impõe na realidade da população negra após a abolição? Tais indagações consistem no foco desta proposta de pesquisa, tendo como cenário de discussão a cidade de Redenção, no Ceará, uma vez que esta mesma cidade propaga o título de pioneira da abolição da escravidão no Brasil, definindo-se, portanto, como redentora dos escravizados negros, tal como seu próprio nome expressa. Portanto, caberia problematizar em que medida essa suposta iniciativa pioneira em relação à abolição se reverteu na produção de uma consciência antirracista entre a população local. Para tal, realizaremos um levantamento bibliográfico com análise de livros, artigos e textos referentes à temática em questão, juntamente com a pesquisa documental que possam trazer dados sobre o tema no contexto de Redenção e por fim entrevistas semiestruturadas com grupo focal de moradores redencionistas e das cidades vizinhas.
Descrição: MARCOLINO, José Luciano da Silva. A redenção do preconceito: sobre as permanências da discriminação numa cidade Cearense. 2019. 24f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5310
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ LUCIANO DA SILVA MARCOLINO_TCC.pdf2019_proj_jmarcolino.pdf682,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.