Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5345
Título: O atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola)
Autor(es): André, Luís Valdo Manuel
Palavras-chave: Educação inclusiva
Atendimento
Deficiência Visual
Políticas Curriculares Inclusiva
Processo de Ensino Aprendizagem
Data do documento: 16-Nov-2023
Citação: ANDRÉ, L. V. M. (2023)
Resumo: O presente estudo objetiva analisar como se dá o atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola). Com este trabalho pretendemos trazer uma série de reflexões sobre o atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular no sistema de ensino angolano face a implementação da educação inclusiva e entender como ocorre o processo de ensino aprendizagem desses alunos nas escolas de ensino regular, uma vez que elas não encontram equipadas para o auxílio dos mesmos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfica, em que foram utilizadas as obras de Lustosa e Luciano (2011); Canjeque (2018); Karimas; Silva; Oliveira (2012); Tchantchalam et al (2019); Arcanjo (2021), que apresentam um respaldo teórico-científico sobre a situação atual da educação especial inclusiva no contexto angolano. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas e estudo de campo com o diretor e professores da escola Magistério Primário da Marconi n° 3118, localizada na província de Luanda. Os resultados, em suma demostram o cenário que as escolas carecem de investimentos, falta de recursos pedagógicos adequado que tem estado a condicionar o sucesso do ensino inclusivo nas escolas públicas em Luanda-Angola. Os profissionais da educação afirmam que as políticas pública de ensino inclusivo deve passar pela formação de mais professores, a criação de mais estruturas, aberturas de mais salas e a aquisição de material adequado para garantir bons resultados.
Descrição: ANDRÉ, Luís Valdo Manuel. O atendimento dos alunos com deficiência visual nas escolas de ensino regular na província de Luanda (Angola). 2023. 48f. Monografia - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5345
Aparece nas coleções:Monografia - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUÍS VALDO MANUEL ANDRÉ.pdf2023_mono_landré.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.