Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5353
Título: A presença de meninas negras no contexto educacional do Recôncavo Baiano (BA): percepções e desafios
Autor(es): Santos, Suelen Silva
Palavras-chave: Crianças negras - Recôncavo (BA)
Negros - Identidade racial
Racismo na educação - Recôncavo (BA)
Data do documento: 15-Dez-2023
Citação: SANTOS, S. S. (2023)
Resumo: Na recente história da educação Brasileira, a permanência e acesso da população negra ao conhecimento formal tem uma trajetória baseada em processos que se resumem à subalternização e invisibilidade, apesar da resistência das irmandades negras. Nesse âmbito, o projeto de embranquecimento persiste, o que afeta o imaginário da sociedade brasileira, criando divisões raciais, e prejudicando a compreensão das identidades do povo brasileiro. Esses processos operam em conjunto, o que fomenta divisões e prejudica a construção de igualdade e equidade da sociedade brasileira. Assim, este artigo buscou analisar formas de opressão de meninas negras existentes no ambiente escolar, violências às quais dificultam a interação social e o reconhecimento identitário das crianças. Buscamos compreender em que medida esta violência se relaciona ao racismo institucional e estrutural vigente. Buscamos compreender, igualmente, de que maneira elas são afetadas, no que se refere ao seu reconhecimento da sua negritude. Para viabilizar este estudo, delimitamos nossa pesquisa no contexto escolar do recôncavo baiano, especificamente no município de São Francisco do Conde. A pesquisa está situada em escolas municipais desta cidade, a terceira em demografia no contexto do recôncavo baiano, conhecida também por sua diversidade cultural e étnica, localizada a 67 km da capital Salvador, no Estado da Bahia. Isso visa compreender a necessidade de preconizar os principais impactos presentes no racismo, que impactam diretamente no desenvolvimento educacional, afetando a saúde mental de meninas negras. Este trabalho é também uma forma de compreender até que ponto as mulheres tem sido mais vítimas das construções individuais nas sociedades, (Richartz, 2007, p. 35), no contexto do século XXI, tendo em vista a subalternização, depreciação e marginalização da população negra. Esta pesquisa faz uso dos seguintes conceitos: racismo, sexismo e patriarcado, os quais são problematizados ao logo da nossa análise.
Descrição: SANTOS, Suelen Silva. A presença de meninas negras no contexto educacional do Recôncavo Baiano (BA): percepções e desafios. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5353
Aparece nas coleções:Artigos - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_arti_suelensantos.pdf2023_arti_suelensantos.pdf200,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.