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Título: A história e a política da educação infantil em Guiné-Bissau
Autor(es): Pereira, Paulo Jorge Morreira
Palavras-chave: política educacional
educação infantil
Guiné Bissau
Data do documento: 16-Abr-2021
Citação: PEREIRA, P. J. M. (2021)
Resumo: O presente artigo tem como tema a História de Educação e a Politica de Educação Infantil em Guiné-Bissau, considerando que a muitos anos o país vem enfrentando muitas dificuldades no setor da educação principalmente na educação infantil. Mediante as dificuldades de acesso da população urbana ao ensino infantil, bem como por parte de algumas comunidades que vivem nas regiões rurais e mais isoladas do país, ao longo dos anos a educação tem sido tema de diversas ações mundiais, principalmente no que tange à educação infantil, como as que foram realizadas em Jomtien nos anos de 1990, e em Dakar 2000, que estabeleceram as metas da educação para todos e para cada sociedade. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo compreender o papel do Estado na promoção do direito à Educação Infantil na Guiné Bissau, na qual buscou-se analisar a legislação da educação infantil na Guiné-Bissau, compreender a estruturação de seu sistema de ensino e da política de educação para a nação guineense. O trabalho aborda historicamente como era o ensino e aprendizagem nos tempos da colonização, analisa os marcos legais a partir de vários documentos que serviram de fontes para esse estudo, a saber: Suplemento ao Boletim Oficial da República de Guiné-Bissau (GUINÉ- BISSAU, 2011); Carta da Política do Sector Educativo (GUINÉ-BISSAU, s/d); Direcção do Serviço do Pré-escolar e Primeira Infância (GUINÉ-BISSAU, 2018); Seminário para Recolha de Subsídios para a Política Nacional para o Pré-escolar (GUINÉ-BISSAU, 2018); Programa- Educação para as Crianças de idade Pré-escolar (GUINÉ-BISSAU, s/d). De acordo com análise desses documentos levando em conta os planejamentos as ações os encontros nacionais e internacionais percebesse que o estado nos últimos anos começou a pensar na melhoraria da educação infantil.
Descrição: PEREIRA, Paulo Jorge Morreira. A história e a política da educação infantil em Guiné-Bissau. TCC (Graduação) - 2021. 20f. Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5362
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