Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5375
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, João Victor Sousa de-
dc.date.accessioned2024-08-08T13:56:49Z-
dc.date.available2024-08-08T13:56:49Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, J. V. S. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5375-
dc.descriptionOLIVEIRA, João Victor Sousa de. As tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e a educação escolar brasileira no contexto da covid-19. 2023. 20f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractObjetiva-se neste trabalho apresentar os resultados obtidos na pesquisa realizada sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em algumas escolas públicas localizadas nas cidades do Ceará - Redenção, Acarape, Aracoiaba e Barreira. A pesquisa foi realizada em 2019, com o intuito de verificar se as escolas estão devidamente equipadas e capacitadas para o uso de novas tecnologias da informação e comunicação. Também se almejou descrever as estratégias pedagógicas utilizadas pela comunidade escolar quanto ao uso das TICs como ferramenta metodológica. A pesquisa é de caráter qualitativo, e para sua realização foi desenvolvido e aplicado um questionário contendo dez questões para 15 professores e gestores de cinco escolas públicas, sendo duas de ensino médio e três de ensino fundamental, todas situadas no Maciço de Baturité. Tal questionário foi utilizado como principal instrumento de análise. E, além disso, realizamos, minimamente, uma pesquisa bibliográfica para contextualizar os resultados obtidos com a literatura pertinente ao tema. Os resultados encontrados com a análise de tais instrumentos demonstram que apesar de existirem recursos tecnológicos básicos nas escolas participantes da pesquisa, eles são insuficientes para que todos os estudantes possam acessá-los. E há, inclusive, problemas com a falta de manutenção de tais equipamentos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicospt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.titleAs tecnologias da informação e da comunicação (TICs) e a educação escolar brasileira no contexto da covid-19pt_BR
dc.typeArticlept_BR
dc.typeBook chapterpt_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Victor Sousa de Oliveira.pdf2023_art_joliveira.pdf519,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.