Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5388
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Igor Marcos Lemos-
dc.date.accessioned2024-08-08T16:49:22Z-
dc.date.available2024-08-08T16:49:22Z-
dc.date.issued2023-07-05-
dc.identifier.citationSILVA, I. M. L. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5388-
dc.descriptionSILVA, Igor Marcos Lemos. Aspectos Curriculares e Pedagógicos no Ensino Superior: Alguns Saberes Docentes Necessários à Prática Educativa de Questões Raciais e Étnicas. 2023. 16f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo intenta apresentar e discutir acerca dos aspectos curriculares e pedagógicos no ensino superior, visando abordar questões de preservação e até de ausências de saberes docentes sobre questões raciais e étnicas relacionadas aos professores e professoras no que se refere aos diversos tipos de conhecimento que os mesmos possuem e trazem consigo como forma de potencializar ou enfraquecer os processos formativos. O texto traz ao debate os saberes docentes necessários para uma abordagem voltada para as questões raciais e étnicas, principalmente relaciona a população negra. São considerados os saberes docentes pedagógicos, do conhecimento de experiência e da ancestralidade. Na metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa e o método utilizado foi o Estudo de Caso, que tem se mostrado eficiente em pesquisas qualitativas, especialmente na área da educação. O texto também propõe algumas possibilidades e contribuições para o desafio de implementar a Lei no 10.639/2003, com base na experiência e pesquisa dos autores, bem como as conquistas alcançadas pela lei que garante o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana. Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito, especialmente em relação à formação de profissionais da educação e ao desenvolvimento de saberes docentes especializados nesse tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAspectos Curriculares e Pedagógicos no Ensino Superior: Alguns Saberes Docentes Necessários à Prática Educativa de Questões Raciais e Étnicaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Igor Marcos Lemos Silva.pdf2023_art_isilva.pdf206,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.