Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5388
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Igor Marcos Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-08T16:49:22Z | - |
dc.date.available | 2024-08-08T16:49:22Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-05 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, I. M. L. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5388 | - |
dc.description | SILVA, Igor Marcos Lemos. Aspectos Curriculares e Pedagógicos no Ensino Superior: Alguns Saberes Docentes Necessários à Prática Educativa de Questões Raciais e Étnicas. 2023. 16f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo intenta apresentar e discutir acerca dos aspectos curriculares e pedagógicos no ensino superior, visando abordar questões de preservação e até de ausências de saberes docentes sobre questões raciais e étnicas relacionadas aos professores e professoras no que se refere aos diversos tipos de conhecimento que os mesmos possuem e trazem consigo como forma de potencializar ou enfraquecer os processos formativos. O texto traz ao debate os saberes docentes necessários para uma abordagem voltada para as questões raciais e étnicas, principalmente relaciona a população negra. São considerados os saberes docentes pedagógicos, do conhecimento de experiência e da ancestralidade. Na metodologia optou-se pela pesquisa qualitativa e o método utilizado foi o Estudo de Caso, que tem se mostrado eficiente em pesquisas qualitativas, especialmente na área da educação. O texto também propõe algumas possibilidades e contribuições para o desafio de implementar a Lei no 10.639/2003, com base na experiência e pesquisa dos autores, bem como as conquistas alcançadas pela lei que garante o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana. Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito, especialmente em relação à formação de profissionais da educação e ao desenvolvimento de saberes docentes especializados nesse tema. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Saberes Docentes | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Aspectos Curriculares e Pedagógicos no Ensino Superior: Alguns Saberes Docentes Necessários à Prática Educativa de Questões Raciais e Étnicas | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Igor Marcos Lemos Silva.pdf | 2023_art_isilva.pdf | 206,18 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.