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dc.contributor.authorPereira, Pedro Bruno de Lima-
dc.date.accessioned2024-08-08T17:41:59Z-
dc.date.available2024-08-08T17:41:59Z-
dc.date.issued2020-10-20-
dc.identifier.citationPEREIRA, P. B. L. (2020)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5394-
dc.descriptionPEREIRA, Pedro Bruno de Lima. “Histórias que recontam histórias”: narrativas de retorno à EJA por trabalhadoras da década de 1980. 2020. 47f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractApresentaremos, no corpo deste trabalho, uma análise dos processos educacionais contadas por meio das narrativas autobiográficas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos da região do Maciço de Baturité, interior do Estado do Ceará, que tiveram seus estudos interrompidos na década de 1980. O objetivo dessa investigação consiste em identificar, entre as narrativas de mulheres, quais as questões específicas do trabalho, na fase da infância, fazem parte de suas memórias do passado e justificam seus retornos para as escolas de EJA, nos tempos atuais. Isso nos permite conhecer o perfil dos estudantes, em escolas da EJA desta região; entender os efeitos do trabalho infantil, como um problema social, ao longo da história do Brasil; analisar o que diz a Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), em relação à garantia de direitos e levantar as políticas educacionais que tratam do trabalho infantil, em nosso país. Após realizar uma revisão bibliográfica para entender como se dá a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, na década de 1980, principalmente, na erradicação do trabalho infanto-juvenil no Brasil, bem como sobre o funcionamento da educação de jovens e adultos, nos tempos atuais, partimos para uma entrevista semiestruturada, com quatro mulheres, estudantes da EJA da região do Maciço de Baturité que nos contaram suas histórias de vida, no campo social e na educação. Apuramos que o trabalho precoce foi o principal impedimento para que houvesse uma educação, ao longo da vida, entre as décadas de 1970 e 1980, e reconhecemos que lhes foi negado, em suas infâncias, o direito fundamental de todo cidadão, a educação. Por fim, constatamos, nos relatos, que ainda existe uma negação continuada desse direito. Dessa forma, reiteramos que a preocupação do poder público não deve ser apenas com o acesso, mas, também, com a especificidade dessa população, no sentido de estimular a sua permanência no ambiente de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistórias do passadopt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.title“Histórias que recontam histórias”: narrativas de retorno à EJA por trabalhadoras da década de 1980pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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