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Título: “Histórias que recontam histórias”: narrativas de retorno à EJA por trabalhadoras da década de 1980
Autor(es): Pereira, Pedro Bruno de Lima
Palavras-chave: Histórias do passado
Narrativas
Trabalho
Educação de Jovens e Adultos
Data do documento: 20-Out-2020
Citação: PEREIRA, P. B. L. (2020)
Resumo: Apresentaremos, no corpo deste trabalho, uma análise dos processos educacionais contadas por meio das narrativas autobiográficas de estudantes da Educação de Jovens e Adultos da região do Maciço de Baturité, interior do Estado do Ceará, que tiveram seus estudos interrompidos na década de 1980. O objetivo dessa investigação consiste em identificar, entre as narrativas de mulheres, quais as questões específicas do trabalho, na fase da infância, fazem parte de suas memórias do passado e justificam seus retornos para as escolas de EJA, nos tempos atuais. Isso nos permite conhecer o perfil dos estudantes, em escolas da EJA desta região; entender os efeitos do trabalho infantil, como um problema social, ao longo da história do Brasil; analisar o que diz a Constituição Federal (1988) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), em relação à garantia de direitos e levantar as políticas educacionais que tratam do trabalho infantil, em nosso país. Após realizar uma revisão bibliográfica para entender como se dá a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, na década de 1980, principalmente, na erradicação do trabalho infanto-juvenil no Brasil, bem como sobre o funcionamento da educação de jovens e adultos, nos tempos atuais, partimos para uma entrevista semiestruturada, com quatro mulheres, estudantes da EJA da região do Maciço de Baturité que nos contaram suas histórias de vida, no campo social e na educação. Apuramos que o trabalho precoce foi o principal impedimento para que houvesse uma educação, ao longo da vida, entre as décadas de 1970 e 1980, e reconhecemos que lhes foi negado, em suas infâncias, o direito fundamental de todo cidadão, a educação. Por fim, constatamos, nos relatos, que ainda existe uma negação continuada desse direito. Dessa forma, reiteramos que a preocupação do poder público não deve ser apenas com o acesso, mas, também, com a especificidade dessa população, no sentido de estimular a sua permanência no ambiente de aprendizagem.
Descrição: PEREIRA, Pedro Bruno de Lima. “Histórias que recontam histórias”: narrativas de retorno à EJA por trabalhadoras da década de 1980. 2020. 47f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5394
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