Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5395
Título: Decolonização da educação escolar em Guiné Bissau: problemas e desafios
Autor(es): Pina, Gesica Italvina Martins de
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Educação
Escola
Colonização
Descolonização
Data do documento: 10-Fev-2020
Citação: PINA, G. I. M. (2020)
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia discute os problemas e desafios da Educação Escolar em Guiné Bissau na perspectiva da descolonização. O objetivo geral deste estudo é problematizar como a educação escolar pode contribuir no processo de uma educação decolonial e libertadora. O tema do trabalho surgiu através da minha história de vida, a partir das experiências vividas durante meu percurso acadêmico. Adotamos a pesquisa qualitativa e autobiográfica como método de investigação cientifica. Os nossos dados foram constituídos através da revisão bibliográfica, trabalhando com teses, dissertações, monografias e artigos acadêmicos, bem como através de documentos, relato da minha história de vida e entrevistas com estudantes guineenses do curso de licenciatura da UNILAB relatando suas histórias de vida. O trabalho centra-se na minha história de vida, a partir das reflexões que venho a ter na universidade pelas quais hoje adulta, não sabendo praticamente nada da cultura da minha etnia, me reconheço vítima do colonialismo português. O trabalho procura mostrar como a educação escolar da GuinéBissau é colonizada, não valoriza a grande riqueza cultural do país, os conhecimentos dos/as seus/suas estudantes. A escola exclui os saberes locais, impondo os saberes da cultura estranha, cultura europeia, ou seja, dos colonizadores. Conclui-se que há necessidade de adoção de novas perspectivas educacionais ou desafios que considerem os saberes escolares a partir cultura local para introduzir uma educação decolonial e libertadora na Guiné-Bissau. Dialogamos com alguns pesquisadores que se debruçam sobre a educação em Guiné-Bissau, como: Augel (2007), Cá (2000), Bachmann (2014) e Freire (1997). Também abordamos conceitos teóricos para entender o conceito da descolonização escolar, com diferentes autores, tendo como os principais: Fanon (1968), e Quijano (2005).
Descrição: PINA, Gesica Italvina Martins de. Decolonização da educação escolar em Guiné Bissau: problemas e desafios. 202.45f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5395
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GESICA ITALVINA MARTINS DE PINA.pdf2020_mono_gpina.pdf744,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.