Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5397
Título: A educação das relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil: caminhos e possibilidades
Autor(es): Mata, Natalia Maria Oliveira
Palavras-chave: Educação das Relações Étnico-Raciais
Educação Infantil
Práticas Pedagógicas
PIBID
Lei 10.639/03
Data do documento: 12-Abr-2021
Citação: MATA, N. M. O. (2021)
Resumo: A escola se caracteriza como um espaço de formação dos indivíduos por possibilitar o acesso aos diversos conhecimentos, e a Educação Infantil como segmento de ensino se caracteriza como primeira etapa da educação básica, tendo por finalidade promover o desenvolvimento integral da criança. Dentre os vários desafios enfrentados pela escola encontram-se o enfrentamento de preconceitos e discriminação presentes no ambiente escolar. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, no qual comprovam que Brasil mais da metade da população é composta por negros. Apesar disso, ainda é possível observarmos os impasses para lidar com a questão étnico-racial, sobretudo, no cenário do sistema de ensino público brasileiro. Em diversos estudos realizados no campo da educação e das relações raciais, são apresentadas as dificuldades que os/as alunas/as enfrentam nos espaços escolares, onde pouco é valorizado o pertencimento étnico-racial. O presente trabalho versa sobre a educação das relações étnico-raciais na educação infantil, fundamentando-se na Lei 10.639/03. Tendo como principal objetivo identificar as práticas pedagógicas promotoras de igualdade racial na infância, num caso específico sobre a atuação de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Pedagogia da UNILAB/CE. A metodologia se constituiu numa abordagem qualitativa do tipo descritiva, a partir do estudo de caso, com base na atuação e experiências vividas por bolsistas do PIBID Pedagogia que atuaram em três escolas públicas municipais na região do Maciço de Baturité, localizadas nas cidades de Acarape e Redenção. Na revisão literária incluímos autores que tecem debates acerca da Educação Infantil e das relações étnico-raciais, e como instrumento de pesquisa utilizamos um questionário virtual com perguntas semiestruturadas para a etapa de produção e coleta de dados. No que concerne aos resultados, os relatos apontados pelos sujeitos participantes da pesquisa [pibidianos] mostram possíveis atividades que conservam as mesmas metodologias ligadas ao modelo de currículo vigente, o que mudou, a principio, foi a forma de utilização dos recursos e das ferramentas que facilitam o reconhecimento e representatividade cultural, social e também estética da população negra e, principalmente, contribuíram [positivamente] para a construção da identidade da criança negra e não-negra. Levando a conclusão de que a educação das relações étnico-raciais não favorece apenas as pessoas de ascendência negra, mas permite a igualdade de direitos com paridade às referências, conteúdos, de tal modo que esteja presente em todos os segmentos da educação, desde os centros de educação infantil ao ensino superior.
Descrição: MATA, Natália Maria Oliveira. A educação das relações étnico-raciais e as práticas pedagógicas na Educação Infantil: caminhos e possibilidades. 2021. 43f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5397
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NATALIA MARIA OLIVEIRA MATA .pdf2021_mono_nmata.pdf629,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.