Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5415
Título: | Educação patrimonial: uma proposta educativa para a prática docente |
Autor(es): | Bernardo, Edilene da Silva |
Palavras-chave: | Educação patrimonial Professores (as) Arte Cultura |
Data do documento: | 29-Jul-2022 |
Citação: | BERNARDO, E. S. (2022) |
Resumo: | A obrigatoriedade do Ensino de Artes dentro dos espaços escolares apresenta importantes orientações para os educadores definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apontando a necessidade de tratar da cultura e da arte com temas escolares. A presente pesquisa teve como inspiração tanto as atividades realizadas no Coletivo um Tesouro Chamado Nordeste, quanto a proposta de formação docente feita pela BNCC para abordar a Arte em sala de aula. Assim ela se insere no âmbito da educação patrimonial, como resgate da arte popular na dinâmica educativa, conduzida por educadores, das redes municipais de educação. Investigou-se sobre as atividades desenvolvidas sobre o tema da cultura popular nas escolas públicas, através de curso de formação promovido para os professores dessas redes municipais de ensino, no sentido de captar suas opiniões sobre a importância da educação patrimonial nas escolas de ensino fundamental. A pesquisa apresentou uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, tendo como principais teóricos Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão e Álvaro Vieira Pinto. Conclui-se que, a educação patrimonial é um importantíssimo elemento capaz de ajudar na preservação da memória e da identidade local, de sensibilizar crianças, jovens e adultos de uma comunidade para seus valores culturais, despertando o interesse pela sua cultura local, conservando e valorizando o Patrimônio Cultural, para promover o desenvolvimento e ampliação da cultura popular local. |
Descrição: | BERNARDO, Edilene da Silva. Educação patrimonial: uma proposta educativa para a prática docente. 2022. 37f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5415 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EDILENE DA SILVA BERNARDO .pdf | 2022_mono_ebernardo.pdf | 3,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.