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Título: Interface entre a etnomatemática quilombista e a cultura das bordadeiras de Alto Alegre: contributo decolonial para o currículo escolar
Autor(es): Nascimento, Francisca Marleide do
Palavras-chave: Educação Quilombola
Etnomatemática
Currículo Escolar
Descolonização
Data do documento: 8-Ago-2022
Citação: NASCIMENTO, F. M. (2022)
Resumo: Um dos pontos defendidos pela Resolução CNE/CEB n° 08/2002 é o da valorização dos conhecimentos locais dos quilombos brasileiros pelos projetos político- pedagógicos das escolas quilombolas. Esta Resolução vem de encontro a um anseio ancestral que nos atravessa, enquanto povo quilombola, que é o de tornar o espaço escolar em um local de encontro dos estudantes com sua própria identidade ancestral e de valorização de sua própria cultura e história. Nesse sentido, inserir os saberes ancestrais dos quilombolas e os conhecimentos produzidos por estes em seus territórios nos currículos das escolas é um passo fundamental para a descolonização do saber no contexto da Educação Quilombola. Assim, este trabalho surge como uma resposta a esse desafio, visando à inserção dos bordados desenvolvidos por um grupo de bordadeiras da comunidade quilombola de Alto Alegre como potencializadores do ensino de Matemática na escola desta comunidade. Deste modo, pode-se promover a descolonização do currículo escolar, afinal, a Matemática ensinada nas escolas é a produzida pelo Ocidente, ficando de fora outras perspectivas, como a Matemática africana. Logo, este trabalho faz, primeiramente, uma crítica à centralização da Matemática helênica/ ocidental pelos currículos das escolas quilombolas, propondo a Etnomatemática como uma via de superação deste cenário. Para isso, faz-se um debate, junto a outros autores, sobre a importância da valorização dos nossos conhecimentos no contexto escolar e sobre a possibilidade e a necessidade de uma Etnomatemática Quilombista como um vetor de inclusão destes conhecimentos nas escolas. Partindo desse debate, faz-se então um breve relato etnográfico, fundamentado na metodologia de observação participante, sobre o trabalho das bordadeiras do coletivo Bordando Resistência, composto por mulheres do quilombo de Alto Alegre, evidenciando neste a presença de uma Etnomatemática Quilombista. Por fim, como resultado do debate teórico e do relato etnográfico, propõe-se formas de utilização dos bordados produzidos por estas mulheres na mediação do ensino de Matemática, dentro de uma perspectiva interdisciplinar e que valoriza os aspectos identitários e ancestrais do povo negro e quilombola. Deste modo, este trabalho oferece uma rota de fuga à colonialidade curricular no contexto da Educação Quilombola, celebrando a potência das mulheres de Alto Alegre e levando esta potência para a sala de aula, fortalecendo, assim, a identidade quilombola dos nossos mais novos e o estabelecimento de uma Matemática africanizada e quilombista em nossas escolas.
Descrição: NASCIMENTO, Francisca Marleide do. Interface entre a etnomatemática quilombista e a cultura das bordadeiras de Alto Alegre: contributo decolonial para o currículo escolar. 2022. 88f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5418
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