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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5425
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lira, Wilquellina Ponciano de | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-09T16:20:05Z | - |
dc.date.available | 2024-08-09T16:20:05Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.citation | LIRA, W. P. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5425 | - |
dc.description | LIRA, Wilquellina Ponciano de. A filosofia da ancestralidade enquanto fundamentos filosóficos para uma pedagogia das juventudes. 2022. 34f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este projeto se propõe a uma reflexão acerca do diálogo sobre Educação e Filosofia da Ancestralidade, sendo esta fundamental enquanto categoria analítica que contribui para a produção de sentidos e para a experiência ética dos sujeitos sociais, buscando fundamentos possíveis para uma Pedagogia das Juventudes, tendo como objeto desta pesquisa as minhas experiências e vivências enquanto jovem, branca, nordestina, estudante de um curso de licenciatura em Pedagogia com viés de ensino afrocentrado, e a análise de um grupo focal de jovens estudantes da UNILAB-CE como corpus cientifico desse diálogo. Objetivamos, por meio desta análise e autoanálise, colocar em questão os sentidos e as intenções pedagógicas em relação à juventude, e como esta tematiza e encontra respostas a desafios e urgências que a própria etapa da vida nomeada por juventude nos apresenta. Para tanto, abriremos de maneira breve uma debate sobre as concepções correntes sobre essa etapa transitória entre a infância e a vida adulta se fará imperativo, nesta pesquisa. Intentamos ainda estabelecer um vínculo entre as dimensões autobiográficas e artísticas nas diferentes manifestações das práticas acadêmicas minhas e dos demais estudantes da UNILAB-CE. Buscando fundamentação nos estudos de Oliveira (2006; 2007; 2012), Dayrell (2014; 2016), dentre outros, partimos da perspectiva de que as manifestações expressadas por estudantes, muitas vezes dotadas de conteúdos estéticos e artísticos (na arte os jovens encontram possibilidade de manifestar seu sentido de ser, suas perspectivas de mundo e seus sentimentos), sejam criações emergentes, latentes e urgentes de uma juventude autônoma e criativa - como é a que compõe o recorte desta pesquisa, e que me inclui enquanto ser social -, apresentando suas próprias urgências, seus questionamentos individuais e coletivos, bem como expressando posições subjetivas e trazendo um agente histórico-social específico potencializado por uma educação emancipadora. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Juventudes | pt_BR |
dc.subject | Filosofia de ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia das juventudes | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A filosofia da ancestralidade enquanto fundamentos filosóficos para uma pedagogia das juventudes | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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WILQUELLINA PONCIANO DE LIRA.pdf | 2022_mono_wlira.pdf | 298,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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