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dc.contributor.authorLira, Wilquellina Ponciano de-
dc.date.accessioned2024-08-09T16:20:05Z-
dc.date.available2024-08-09T16:20:05Z-
dc.date.issued2022-08-08-
dc.identifier.citationLIRA, W. P. (2022)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5425-
dc.descriptionLIRA, Wilquellina Ponciano de. A filosofia da ancestralidade enquanto fundamentos filosóficos para uma pedagogia das juventudes. 2022. 34f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste projeto se propõe a uma reflexão acerca do diálogo sobre Educação e Filosofia da Ancestralidade, sendo esta fundamental enquanto categoria analítica que contribui para a produção de sentidos e para a experiência ética dos sujeitos sociais, buscando fundamentos possíveis para uma Pedagogia das Juventudes, tendo como objeto desta pesquisa as minhas experiências e vivências enquanto jovem, branca, nordestina, estudante de um curso de licenciatura em Pedagogia com viés de ensino afrocentrado, e a análise de um grupo focal de jovens estudantes da UNILAB-CE como corpus cientifico desse diálogo. Objetivamos, por meio desta análise e autoanálise, colocar em questão os sentidos e as intenções pedagógicas em relação à juventude, e como esta tematiza e encontra respostas a desafios e urgências que a própria etapa da vida nomeada por juventude nos apresenta. Para tanto, abriremos de maneira breve uma debate sobre as concepções correntes sobre essa etapa transitória entre a infância e a vida adulta se fará imperativo, nesta pesquisa. Intentamos ainda estabelecer um vínculo entre as dimensões autobiográficas e artísticas nas diferentes manifestações das práticas acadêmicas minhas e dos demais estudantes da UNILAB-CE. Buscando fundamentação nos estudos de Oliveira (2006; 2007; 2012), Dayrell (2014; 2016), dentre outros, partimos da perspectiva de que as manifestações expressadas por estudantes, muitas vezes dotadas de conteúdos estéticos e artísticos (na arte os jovens encontram possibilidade de manifestar seu sentido de ser, suas perspectivas de mundo e seus sentimentos), sejam criações emergentes, latentes e urgentes de uma juventude autônoma e criativa - como é a que compõe o recorte desta pesquisa, e que me inclui enquanto ser social -, apresentando suas próprias urgências, seus questionamentos individuais e coletivos, bem como expressando posições subjetivas e trazendo um agente histórico-social específico potencializado por uma educação emancipadora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJuventudespt_BR
dc.subjectFilosofia de ancestralidadept_BR
dc.subjectPedagogia das juventudespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA filosofia da ancestralidade enquanto fundamentos filosóficos para uma pedagogia das juventudespt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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