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Título: Quando a classe interfere no aprendizado: a praça pedagógica como ambiente alfabetizador
Autor(es): Oliveira, Maria de Jesus Monteiro de
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Pratica Pedagógica
Data do documento: 29-Jun-2023
Citação: OLIVEIRA, M. J. M. (2023)
Resumo: Este trabalho discute sobre a carência de espaços alfabetizadores e de aprendizagem em uma escola pública do Maciço de Baturité, e a possibilidade de se criar uma um espaço educativo de alfabetização e letramento lúdico, intitulado “Praça Pedagógica”, para contribuir com o desenvolvimento das crianças, principalmente nos primeiros anos do ciclo de alfabetização, bem como possibilitar o gosto das crianças pela cultura da leitura e da escrita. Trata-se de um relato das experiências vivenciadas dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – (PIBID/CAPES/UNILAB) de agosto de 2018 a janeiro de 2020, como parte da formação da licenciatura em Pedagogia da UNILAB, e de uma experiência de voluntariado no projeto “Tempo de Aprender” do governo federal no ano de 2022. Nossa metodologia consistiu em fazer uma abordagem etnográfica de cunho qualitativa no ambiente escolar. Nossa hipótese é que espaços como a Praça Pedagógica escolar e/ou comunitária podem implicar em uma melhoria significativa no processo de alfabetização e letramento das crianças pobres e periféricas, nos primeiros anos do ciclo de alfabetização. Por se tratar de um relato de experiência foi aplicada a técnica de observação participante, onde a observadora se insere no contexto da pesquisa e passa atuar junto ao objeto estudado. Segundo Godoy (1995), esse tipo de observação é recomendado especialmente para estudos de grupo e comunidades, pois os temas trabalhados são questões particulares que exigem uma aproximação entre o/a investigador/a e seu objeto de estudo. Autores como D’Ambrosio (1986, 2018), Nóvoa (2017), Soares (2020, 2021 a, 2021b), Silveira (1997) e Freire (1983, 1996) contribuíram para nosso entendimento sobre a relação educação x pobreza e altos índices de analfabetismo, o que possibilita à evasão escolar e/ou as dificuldades de aprendizagem nos espaços escolares.
Descrição: OLIVEIRA, Maria de Jesus Monteiro de. Quando a classe interfere no aprendizado: a praça pedagógica como ambiente alfabetizador. 2023. 58f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5442
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