Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5445
Título: A Relação Professor/a e Aluno/a em Sala de Aula da Guiné-Bissau: a Percepção dos/as Estudantes Guineenses da Unilab/CE
Autor(es): Cassamá, Mariama
Palavras-chave: Educação em Guiné-Bissau.
Estudantes guineenses
Relação professor/a-aluno/a
Sala de aula
Data do documento: 1-Ago-2022
Citação: CASSAMÁ, M. (2022)
Resumo: Este trabalho sob o tema “A Relação Professor/a e Aluno/a em Sala de Aula da Guiné- Bissau: a Percepção dos/as Estudantes Guineenses da UNILAB/CE”, trata-se de um trabalho realizado como requisito parcial para a obtenção de grau de licenciada em Pedagogia da UNILAB/CE. Teve como objetivo geral refletir como vem se configurando a relação professor/a-aluno/a na percepção dos/as estudantes unilabianos/as guineenses, apontando possibilidade para uma educação dialógica e democrática. Para alcançar o objetivo traçado utilizou-se da pesquisa qualitativa, de caráter documental e como instrumento entrevistas semiestruturadas com os estudantes guineenses da UNILAB/CE. Entende-se a educação como uma prática libertadora e emancipadora, já que faz parte da vida de qualquer ser humano, não importando as suas limitações, no entanto, a educação como toda a ação humana, também tem suas falhas que começam no sistema educativo e vai perpassando até atingir a sala de aula e, infiltrar na relação professor/a-aluno/a, que muitas das vezes apresentam-se de maneira conflituosa. Dada a essa preocupação, no trabalho pretende-se mostrar uma outra parte da educação ligada à relação professor/a-aluno/a que, muitas das vezes por negligência dos/as próprios/as agentes da educação, passa despercebido e acaba assumindo ou proporcionando consequências negativas no processo do ensino e aprendizagem. Por outro lado, o trabalho pode servir de direção para aqueles que desejam algum dia tratar da relação professor/a-aluno/a nas escolas públicas em Guiné-Bissau. Considera-se que o trabalho pode possibilitar/chamar a atenção do Estado guineense e do Ministério da educação para que estes tomem medidas cabíveis, que possam estar pautando pela melhoria do ensino vigente. Desta forma, a possibilidade em proporcionar uma profunda rede de transformação dos/as professores/as, a fim de repensarem suas práticas pedagógicas e suas condutas para com os/as seus/as alunos/as, e estes/as últimos/as também, que possam ter a coragem de denunciar as práticas abusivas e autoritárias que sofrem nas escolas.
Descrição: CASSAMÁ, Mariama. A relação professora/a e aluno/a em sala de aula da Guiné- Bissau: a percepção dos/as estudantes guineenses da UNILAB/CE. 2023. 82f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5445
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAMA CASSAMÁ.pdf2022_mono_mcassamá.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.