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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5454
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Souza, Antônio Gustavo de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-12T18:03:59Z | - |
dc.date.available | 2024-08-12T18:03:59Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-28 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, A. G. A. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5454 | - |
dc.description | SOUZA, Antônio Gustavo de Araújo. A territorialidade como espaço educativo no SOUZA, Antonio Gustavo de Araújo. Quilombo Serra do Evaristo, Baturité, Ceará. 2023. 38f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta dessa monografia é investigar o lugar que a educação assume nas práticas de repasse dos ensinamentos, conhecimentos e experiências adquiridas historicamente pelos habitantes da comunidade quilombola Serra do Evaristo. Para tanto, apresentamos algumas experiências, vivências e autobiografias dos moradores mais velhos do quilombo, relacionando com os conceitos sobre territorialidade, na pretensão de averiguar se este apresenta-se como espaço educativo, bem como o conceito de ancestralidade, que atua junto à oralidade no cotidiano da comunidade. Autores como Munanga (2001) e Haesbaert (2007), embasaram nossos estudos nessa investigação, bem como as expressões verbais dos nossos mais velhos do Quilombo, como a Dona Socorro Fernandes. Isto posto, o objetivo geral é analisar a territorialidade como um elemento educativo da Comunidade Quilombola Serra do Evaristo em Baturité – Ce. Para tanto, os específicos são: Compreender os repertórios culturais da comunidade como elementos da educação escolar quilombola; refletir sobre os desafios da implementação efetiva da educação escolar quilombola na Escola Osório Julião. Nossa metodologia dá-se pela observação de elementos da tradição oral presentes em espaços sociais, culturais, religiosos e educativos do Quilombo em tela, do qual sou morador, através de um olhar pedagógico com o intuito de demostrar a importância da oralidade e da ancestralidade dentro do Quilombo Serra do Evaristo, caminhando por entrevistas aos sujeitos mais velhos pertencentes à referida comunidade. Como resultado de nosso trabalho temos nas entrevistas com Maria Rainara e Maria do Socorro os entendimentos sobre os obstáculos vivenciados pela comunidade quilombola, entretanto, também destacam possibilidades significativas para promover o fortalecimento da identidade cultural quilombola através da educação e da transmissão de conhecimentos tradicionais. Tais práticas refletem a perseverança e a riqueza das comunidades quilombolas, que persistem em sua batalha pela preservação das raízes culturais em um mundo em constante transformação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Serra do Evaristo | pt_BR |
dc.title | A territorialidade como espaço educativo no Quilombo Serra do Evaristo, Baturité, Ceará | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ANTONIO GUSTAVO DE ARAÚJO SOUZA.pdf | 2023_mono_asouza.pdf | 321,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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