Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5454
Título: A territorialidade como espaço educativo no Quilombo Serra do Evaristo, Baturité, Ceará
Autor(es): Souza, Antônio Gustavo de Araújo
Palavras-chave: Ancestralidade
Oralidade
Educação
Identidade
Quilombo Serra do Evaristo
Data do documento: 28-Nov-2023
Citação: SOUZA, A. G. A. (2023)
Resumo: A proposta dessa monografia é investigar o lugar que a educação assume nas práticas de repasse dos ensinamentos, conhecimentos e experiências adquiridas historicamente pelos habitantes da comunidade quilombola Serra do Evaristo. Para tanto, apresentamos algumas experiências, vivências e autobiografias dos moradores mais velhos do quilombo, relacionando com os conceitos sobre territorialidade, na pretensão de averiguar se este apresenta-se como espaço educativo, bem como o conceito de ancestralidade, que atua junto à oralidade no cotidiano da comunidade. Autores como Munanga (2001) e Haesbaert (2007), embasaram nossos estudos nessa investigação, bem como as expressões verbais dos nossos mais velhos do Quilombo, como a Dona Socorro Fernandes. Isto posto, o objetivo geral é analisar a territorialidade como um elemento educativo da Comunidade Quilombola Serra do Evaristo em Baturité – Ce. Para tanto, os específicos são: Compreender os repertórios culturais da comunidade como elementos da educação escolar quilombola; refletir sobre os desafios da implementação efetiva da educação escolar quilombola na Escola Osório Julião. Nossa metodologia dá-se pela observação de elementos da tradição oral presentes em espaços sociais, culturais, religiosos e educativos do Quilombo em tela, do qual sou morador, através de um olhar pedagógico com o intuito de demostrar a importância da oralidade e da ancestralidade dentro do Quilombo Serra do Evaristo, caminhando por entrevistas aos sujeitos mais velhos pertencentes à referida comunidade. Como resultado de nosso trabalho temos nas entrevistas com Maria Rainara e Maria do Socorro os entendimentos sobre os obstáculos vivenciados pela comunidade quilombola, entretanto, também destacam possibilidades significativas para promover o fortalecimento da identidade cultural quilombola através da educação e da transmissão de conhecimentos tradicionais. Tais práticas refletem a perseverança e a riqueza das comunidades quilombolas, que persistem em sua batalha pela preservação das raízes culturais em um mundo em constante transformação.
Descrição: SOUZA, Antônio Gustavo de Araújo. A territorialidade como espaço educativo no SOUZA, Antonio Gustavo de Araújo. Quilombo Serra do Evaristo, Baturité, Ceará. 2023. 38f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5454
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIO GUSTAVO DE ARAÚJO SOUZA.pdf2023_mono_asouza.pdf321,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.