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    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5454| Título: | A territorialidade como espaço educativo no Quilombo Serra do Evaristo, Baturité, Ceará | 
| Autor(es): | Souza, Antônio Gustavo de Araújo | 
| Palavras-chave: | Ancestralidade Oralidade Educação Identidade Quilombo Serra do Evaristo | 
| Data do documento: | 28-Nov-2023 | 
| Citação: | SOUZA, A. G. A. (2023) | 
| Resumo: | A proposta dessa monografia é investigar o lugar que a educação assume nas práticas de repasse dos ensinamentos, conhecimentos e experiências adquiridas historicamente pelos habitantes da comunidade quilombola Serra do Evaristo. Para tanto, apresentamos algumas experiências, vivências e autobiografias dos moradores mais velhos do quilombo, relacionando com os conceitos sobre territorialidade, na pretensão de averiguar se este apresenta-se como espaço educativo, bem como o conceito de ancestralidade, que atua junto à oralidade no cotidiano da comunidade. Autores como Munanga (2001) e Haesbaert (2007), embasaram nossos estudos nessa investigação, bem como as expressões verbais dos nossos mais velhos do Quilombo, como a Dona Socorro Fernandes. Isto posto, o objetivo geral é analisar a territorialidade como um elemento educativo da Comunidade Quilombola Serra do Evaristo em Baturité – Ce. Para tanto, os específicos são: Compreender os repertórios culturais da comunidade como elementos da educação escolar quilombola; refletir sobre os desafios da implementação efetiva da educação escolar quilombola na Escola Osório Julião. Nossa metodologia dá-se pela observação de elementos da tradição oral presentes em espaços sociais, culturais, religiosos e educativos do Quilombo em tela, do qual sou morador, através de um olhar pedagógico com o intuito de demostrar a importância da oralidade e da ancestralidade dentro do Quilombo Serra do Evaristo, caminhando por entrevistas aos sujeitos mais velhos pertencentes à referida comunidade. Como resultado de nosso trabalho temos nas entrevistas com Maria Rainara e Maria do Socorro os entendimentos sobre os obstáculos vivenciados pela comunidade quilombola, entretanto, também destacam possibilidades significativas para promover o fortalecimento da identidade cultural quilombola através da educação e da transmissão de conhecimentos tradicionais. Tais práticas refletem a perseverança e a riqueza das comunidades quilombolas, que persistem em sua batalha pela preservação das raízes culturais em um mundo em constante transformação. | 
| Descrição: | SOUZA, Antônio Gustavo de Araújo. A territorialidade como espaço educativo no SOUZA, Antonio Gustavo de Araújo. Quilombo Serra do Evaristo, Baturité, Ceará. 2023. 38f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceará, 2023. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5454 | 
| Aparece nas coleções: | Monografia - Pedagogia | 
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