Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5491
Título: A abordagem da variação linguística na coleção se liga na língua
Autor(es): Santos, Kátia da Frota
Palavras-chave: Variação linguística
Ensino de língua portuguesa
Livro didático de português
PNLD
Data do documento: 15-Set-2023
Citação: SANTOS, K. F. (2023)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral analisar o tratamento dado à variação linguística na Coleção de Língua Portuguesa Se Liga na Língua – 6º ao 9º ano – do PNLD 2020 à luz da Sociolinguística. Nosso objeto de estudo é a abordagem da variação linguística pelos livros didáticos, versão manual do professor, no contexto da educação básica brasileira, anos finais do ensino fundamental. A análise teve como referencial teórico os pressupostos de Labov (2008), Bagno (2007, 2015), Coelho et al. (2021), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Mollica (2003, 2004), Tarallo (2005, 2007), Travaglia (2009), entre outros. Trata-se de uma pesquisa que se caracteriza como descritiva-interpretativa, com coleta de dados documentais. A análise foi realizada considerando-se os seguintes tópicos: (i) concepção de língua; (ii) normas padrão e normas não padrão; (iii) variedades da língua portuguesa; (iv) variação linguística e os condicionamentos linguísticos e extralinguísticos; (v) mudança linguística. Os resultados apontam que os autores da coleção didática analisada apresentam alguns conceitos sobre variação e mudança linguística e propõem o ensino da diversidade linguística. No entanto, na explicitação de fenômenos variáveis, ainda, predomina uma abordagem estruturalista e de cunho formal, desconsiderando o contexto de uso, as variantes e os condicionantes linguísticos e extralinguísticos. Com base nos resultados obtidos, constatou-se que a coleção didática analisada aborda o ensino de língua materna, considerando a heterogeneidade linguística, no entanto, percebe-se que a norma padrão permanece sendo priorizada. No decorrer da análise, ainda se observam conteúdos e atividades descontextualizados, por meio de exposição dos tempos verbais, tabelas com pronomes e listas de regências verbais, nos quais não se mencionam os fatores que condicionam a variação linguística dos temas gramaticais abordados. Assim, concluímos que as variedades linguísticas do Português são abordadas de forma resumida e superficial e que a abordagem da variação linguística, na coleção analisada, permanece limitada à linguagem formal, informal, norma padrão e não padrão, desconsiderando-se o uso real da língua pelos falantes. Assim, na coleção “ Se liga na língua “ ainda prevalece um tratamento prescritivo da gramática normativa.
Descrição: SANTOS, Kátia da Frota. A abordagem da variação linguística na coleção se liga na língua. 2023. 106f. Dissertação - Curso de Mestrado em Estudos da Linguagem, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5491
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KÁTIA DA FROTA SANTOS.pdf2023_diss_ksantos.pdf3,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.