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dc.contributor.authorSouza Júnior, Antônio Flávio Maciel de-
dc.date.accessioned2024-08-14T15:03:55Z-
dc.date.available2024-08-14T15:03:55Z-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationSOUZA JÚNIOR, A. F. M. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5522-
dc.descriptionSouza Júnior, Antônio Flávio Maciel de. O Programa Mais Paic nas práticas de alfabetização e letramento na educação infantil: um estudo de caso em Redenção. 2021. 209f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objeto de investigação o processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil e parte da seguinte indagação: Como as práticas de alfabetização e letramento realizadas em um Centro de Educação Infantil de Redenção / Ceará / Brasil são afetadas pelo Programa Mais Paic? A partir dessa inquietação foi proposta uma pesquisa de abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa ação-colaborativa, com o objetivo de compreender o modo como o Programa Mais Paic afeta as práticas de alfabetização e letramento realizadas em um Centro de Educação Infantil de Redenção / Ceará. As estratégias de aproximação com a realidade foram estudo exploratório, levantamento e análise documental e construção dos portfólios reflexivos, como potencialidade pedagógica de intepretação das ações desenvolvidas pelas professoras e resultado do movimento investigativo formativo que se tonou o produto educacional dessa pesquisa. Foram utilizados como referenciais teóricos Freire (1998, 2011) Kramer (2007), Rosemberg (2012), para contextualizar a Educação Infantil; Soares (2004, 2019, 2020), Ferreiro (2011), Brandão e Leal (2011) entre outros, para refletir sobre as aproximações das crianças a língua escrita; Alarcão (2011), Pimenta (2006), Ghedin (2005, 2009) discutindo elementos relacionados à formação do professor reflexivo. Para a construção dos dados, foi proposto um curso de extensão com as professoras, composto por cinco unidades temáticas articulando teoria e práticas com vistas à construção de significados emancipatórios para a formação de professores e à melhoria do aprendizado das crianças, sem perder de vista a integralidade das múltiplas dimensões que as constituem enquanto sujeitos. Os resultados apontam para a importância do contato da criança com o universo alfabetador já na Educação Infantil, superando, contudo, o movimento de reprodução de práticas pedagógicas “tradicionais”, mecânicas e descontextualizadas. Sob esse viés, vale enfatizar que o olhar reflexivo sobre a formação e a prática docente é um caminho para superação de interpretações equivocadas sobre o universo alfabetizador na Educação Infantil e uma forma de reconhecimento do professor como intelectual da educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPrograma Mais Paicpt_BR
dc.subjectPráticas de Alfabetização e Letramentopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectFormação Docentept_BR
dc.titleO Programa Mais Paic nas práticas de alfabetização e letramento na Educação Infantil: um estudo de caso em Redenção / Ceará / Brasilpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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