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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5526
Título: | A linguagem regionalizada nas redes sociais como alternativa para a prática da reflexão-ação de professores de química. |
Autor(es): | Firmino, Nairley Cardoso Sá |
Palavras-chave: | Docentes de Química Linguagem cearense Identidade docente Formação contínua Instagram e Facebook |
Data do documento: | 24-Out-2022 |
Citação: | FIRMINO, N. C. S. (2022) |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre identidade, na docência em Química, na linguagem nordestina, nos costumes e na cultura cearense, disseminada nas redes sociais, as quais constituem um veículo de grande abrangência e influência na sociedade. Defende-se a identificação com situações cotidianas, peculiares aos professores de Química cearenses, como um caminho para a reflexão sobre a ação docente, em prol de um aperfeiçoamento da prática pedagógica. Portanto, o objetivo deste estudo foi investigar os limites e as possibilidades da utilização de linguagem regionalizada em redes sociais para a identificação e a reflexão de docentes de Química no Ceará. Para tanto, o estudo foi realizado em duas etapas, a primeira com finalidade exploratória e abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa de campo em meios virtuais, as redes sociais Facebook e Instagram, com o intuito de conhecer os perfis voltados a professores de Química; a segunda, inspirada em estudos colaborativos, com aplicação de questionários a educadores químicos cearenses, buscou fundamentar as bases para a produção do produto educacional. Com o estudo exploratório, a busca pelas hashtags: #ensinodeciências, #ensinodequimica, #professordeciencias e #professordequimica no Instagram encontrou um total de 19.542 publicações, a partir das quais foram selecionados 10 perfis, 2 publicações de cada perfil e, quando possível 2 comentários de cada postagem. No Facebook não houve êxito na identificação dos perfis em vista. A análise dos perfis trouxe relevantes perspectivas das principais tendências nos conteúdos voltados para professores no Instagram. Continuamente, um total de 11 professores participaram da segunda etapa do estudo, na qual os professores revelaram os motivos da escolha da profissão, relações com os professores formadores, o que pensam sobre o uso de tecnologias no ensino, etc. Com esses dados, o perfil Professorando Química foi prospectado e produzido. O layout foi criteriosamente escolhido com as cores azul, verde e branco e criada a logomarca. Além disso, os professores fictícios Cici Entista e Alberto Ainstain foram criados, com os quais se passam os acontecimentos das estórias, sempre utilizando a linguagem regionalizada, com variações linguísticas e costumes cearenses. As análises dos comentários nas publicações do perfil demonstraram uma identificação com as estórias e a linguagem empregada, a partir das quais acredita-se que há a promoção da reflexão sobre a ação docente. Pode-se concluir que o perfil Professorando Química é um espaço propício para a promoção da reflexão sobre a ação docente. |
Descrição: | FIRMINO, Nairley Cardoso Sá. A linguagem regionalizada nas redes sociais como alternativa para a prática da reflexão-ação de professores de química. 2022. 145f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5526 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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