Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5528
Título: | Cartilha educativa digital como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de Primeiros Socorros |
Autor(es): | Magalhães, Ana Hirley Rodrigues |
Palavras-chave: | Ciências da Natureza Componentes eletivos Primeiros Socorros Tecnologia da informação e comunicação |
Data do documento: | 30-Jan-2023 |
Citação: | MAGALHÃES, A. H. R. (2023) |
Resumo: | Primeiros socorros precisam ser abordados entre professores, alunos e toda comunidade escolar por meio de ferramentas como as tecnologias digitais de informação e comunicação, a exemplo da cartilha digital, visto que estas tecnologias têm potencial para contribuir com a operacionalização do processo educativo. Nesse aspecto, este estudo objetivou desenvolver uma cartilha educativa digital como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem da disciplina eletiva de Primeiros Socorros junto aos alunos do ensino médio. Pesquisa exploratória descritiva com 10 jovens escolares na faixa etária de 15 a 18 anos, matriculados na disciplina eletiva de primeiros socorros na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Matias Beck no município de Fortaleza-Ceará. Para este estudo, construída uma cartilha educativa digital que teve início com levantamento do universo vocabular dos escolares acerca de primeiros socorros, cujos conteúdos selecionados por estes foram levados em consideração para a construção da cartilha. Para embasamento teórico dos conteúdos do material, feitas buscas exploratórias em artigos, no Atendimento Pré-hospitalar ao Trauma – PHTLS 9ª edição, American Heart Association, Cartilha de tratamento em emergências de queimaduras do Ministério da Saúde e Manual de emergências aquáticas da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático – SOBRASA 2019. Posteriormente, a elaboração do texto da cartilha digital seguiu as recomendações de escrita de fácil compreensão aos leitores, apresentação dos conceitos e ações numa ordem lógica, uso de termos técnicos e científicos limitados e inclusão apenas de informações necessárias para uma melhor compreensão da mensagem. Na escolha das ilustrações e layout a cartilha passou por um profissional designer gráfico para que as imagens fossem descontraídas, com visual simples, suave e limpo, contendo elementos de fácil compreensão, mas que exemplificassem os conceitos teóricos previamente elaborados. Os resultados do trabalho assinalam que os escolares compreendem o significado de Primeiros Socorros de forma polarizada, em que a maioria define a temática como sendo uma ajuda apenas em situações graves e outra parte compreende como atendimento em situações simples, pouco complexas. Quanto aos conhecimentos e vivências, prevaleceram a ausência de vivências pessoais em situações reais de socorro e em relação à obtenção de conhecimentos sobre a temática, a maioria o adquiriu por meio televisivo como filmes e séries, por buscas na internet e alguns nas aulas de biologia. A escolha por construir um material de forma conjunta entre pesquisadora e escolares favoreceu uma ação educativa, com troca de experiências sobre os temas, colaborando não somente com o rendimento escolar, mas também tornando as vivências como fonte de conhecimento e ação transformadora da realidade. O produto educacional elaborado, cartilha educativa digital sobre Primeiros Socorros, poderá contribuir com o ensino e aprendizagem da temática visto que foi desenvolvido no “chão” da escola junto aos escolares e por iniciativa de profissional da educação, podendo auxiliar na disciplina eletiva de Primeiros Socorros, como também de outras disciplinas e toda a comunidade escolar. A cartilha, por ser acessada em meio digital, tornará esses escolares autônomos no processo de aprendizagem da disciplina e ainda um multiplicador de informações na comunidade escolar, em sua família e na comunidade. |
Descrição: | MAGALHÃES, Ana Hirley Rodrigues. Cartilha educativa digital como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem de Primeiros Socorros. 2023. 125f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5528 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA HIRLEY RODRIGUES MAGALHÃES.pdf | 2023_diss_amagalhães.pdf | 2,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.