Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5530
Título: Formação contínua de docentes das escolas públicas em tempo integral: desafios e transformações no contexto da EEMTI Maria do Carmo Bezerra, Acarape-Ceará-Brasil
Autor(es): Maia, Fábel Franklin de Souza
Palavras-chave: Escola Pública
Ensino Médio
Tempo Integral
Formação Continuada de Professores
Data do documento: 31-Jan-2023
Citação: MAIA, F. F. S. (2023)
Resumo: Diante dos desafios postos à realidade brasileira na atualidade e das tensões e contradições que atravessam a sociedade no atual momento, o Ceará tem desenvolvido, de forma contínua, uma série de ações políticas que têm resultado no reconhecimento deste estado como uma referência no que diz respeito à educação. Dentre tais ações destaca-se a que se relaciona à implantação / implementação do Ensino Médio em Tempo Integral. Neste cenário de transformações na educação cearense, o presente trabalho objetiva compreender a partir da visão dos professores os limites e possibilidades do diálogo entre formação contínua e os desafios presentes no cotidiano da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Maria do Carmo Bezerra (Acarape – Ceará - Brasil). Foram utilizados como principais referenciais teóricos Freire (1987, 1996, 2002, 2011), Lima (2001, 2002, 2012), Imbernón (2010, 2011), Lima e Costa (2017), Pimenta e Lima (2017), Franco (2019) dentre outros teóricos da literatura explorada discutindo as transformações na educação, desafios e possibilidades da formação docente e a formação do professor reflexivo. A investigação se pautou metodologicamente na abordagem qualitativa, inspirada na pesquisa-ação de natureza colaborativa. As estratégias de aproximação à realidade realizadas foram revisão da literatura, levantamento e análise documental, estudo exploratório e encontros reflexivos sobre a prática. Como produto educacional foi formulada e vivenciada junto aos sujeitos participantes uma proposta de formação pautada na escuta sensível e reflexão como um princípio formativo, visando a discussão de temas considerados basilares para a compreensão das possibilidades e transformações da atuação dos professores nas escolas de tempo integral a serem trabalhados nos contextos de formação contínua. Os resultados apontam para a importância da discussão e da reflexão sobre concepções e práticas de formação contínua de docentes das escolas públicas de tempo integral, além de elucidar e compreender os desafios, transformações e possibilidades no contexto da escola de ensino médio em tempo integral Maria do Carmo Bezerra, lócus da pesquisa. Sob esse viés, é importante pensarmos as políticas que se desenvolvem como forma de possibilitar a construção de outros caminhos, fazendo emergir as práticas concretas de um conjunto de políticas que acaba por produzir novos tipos de oferta de uma educação que atenda às necessidades da sociedade.
Descrição: MAIA, Fábel Franklin de Souza. Formação contínua de docentes das escolas públicas em tempo integral: desafios e transformações no contexto da EEMTI Maria do Carmo Bezerra, Acarape-Ceará-Brasil. 2023. 195f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5530
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁBEL FRANKLIN DE SOUZA MAIA.pdf2023_diss_fmaia.pdf5,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.