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dc.contributor.authorLopes, Katia Coelho Castro de Morais-
dc.date.accessioned2024-08-14T16:24:45Z-
dc.date.available2024-08-14T16:24:45Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationLOPES, K. C. C. M. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/5531-
dc.descriptionLOPES, Katia Coelho Castro de Morais. Currículo indígena diferenciado: os desafios para a construção da identidade tapeba dentro das escolas indígenas da Rede Estadual de Caucaia-CE. 2022. 100f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho trata do currículo indígena diferenciado e os desafios para a construção da identidade Tapeba dentro das escolas indígenas da rede estadual de Caucaia-Ce, tendo como objetivo compreender como se dá a construção do currículo diferenciado e quais as dificuldades que cada escola Tapeba do município de Caucaia apresenta para ver sua identidade inserida no currículo escolar. Para fundamentar este estudo, buscamos a legislação e o aporte teóricos de vários autores como, exemplo, Nascimento (2009), Quijano (2010), Queiroz (2011), Dalmagro (2016), Nazareno (2018), Walsh (2019) entre outros. Também a legislação que aborda sobre políticas públicas para educação escolar indígena; a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988; Leis de Diretrizes e Bases da Educação 9394/96 e o Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (1998). A escolha deste tema ocorreu devido ao pertencimento da pesquisadora a população indígena de Caucaia. A metodologia utilizada é estudo de caso, com o objetivo de analisar os fatores que envolvem a temática em tela. Na pesquisa de campo foi realizada para que pudéssemos extrair dados, informações diretamente da realidade do objeto de estudo. Através de entrevistas, observações, questionários aplicados a professores, gestores, alunos e lideranças comunitárias. Buscando sempre fazer um estudo solidificado e concreto sobre as questões abordadas, expomos análises e conceitos que aparecem durante todo o estudo. Diante das leituras realizadas, concluímos que os teóricos têm um olhar bastante atento para currículo diferenciado empregado nas escolas indígenas, a partir da coleta de dados compreendemos como os próprios indígenas veem o currículo dentro de suas entidades educacionais, já que por muito tempo têm lutado pela transmissão de seus valores e cultura em meio a esse sistema atual.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCaucaia- Cept_BR
dc.subjectCurrículo Diferenciadopt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectEscola Indígenapt_BR
dc.titleCurrículo indígena diferenciado: os desafios para a construção da identidade tapeba dentro das escolas indígenas da Rede Estadual de Caucaia-CEpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

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